A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza, durante toda esta semana, uma serie de capacitações e oficinas voltadas à saúde do idoso e da pessoa com deficiência, em Cruzeiro do Sul. O público-alvo são profissionais da atenção primária, das unidades hospitalares e das áreas técnicas da Regional do Juruá.
A finalidade é atualizar os profissionais quanto à linha de cuidado, notificação, encaminhamento e qualidade no atendimento voltado ao idoso e à pessoa com deficiência, principalmente em situação de violência. A ação se desenvolve em cumprimento à Instrução Normativa nº 01 da Sesacre, objeto de recomendações do Ministério da Saúde (MS).
Tecendo a linha de cuidado para a atenção integral à pessoa idosa em situação de violência e a caderneta de saúde da pessoa idosa são alguns dos temas abordados nas oficinas. De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância em Violências e Acidentes da Sesacre, Carla Amorim, esse ciclo de capacitações é importante para tratar do atendimento qualificado a essas comunidades.
“Estamos fazendo esse trabalho de divulgação e chamando a atenção com relação a esse atendimento. Buscamos evitar que idosos e pessoas com deficiência, que passaram por alguma situação de violência, sofram ainda mais quando atendidos no sistema público de saúde”, explicou.
A ação está sendo promovida por meio dos núcleos de Saúde do Idoso, de Vigilância em Violências e Acidentes, e da Educação em Saúde da Sesacre. Participam, também, instituições de Saúde Mental, Ministério Público, Assistência Social e conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.
Instrução Normativa – Sesacre
A Instrução Normativa Nº 01/Redes/Sesacee dispõe sobre a orientação às entidades públicas responsáveis pela assistência à saúde, do Poder Executivo Estadual, acerca da observância da prioridade na atenção integral à pessoa com deficiência e à pessoa idosa, bem como os direitos inerentes destes e os procedimentos a serem adotados na execução do atendimento preferencial, no tratamento adequado, nos cuidados, bem como a formação adequada dos profissionais de saúde.