Com o objetivo de levar os serviços oferecidos pelo Estado às comunidades mais carentes, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), em parceria com diversas secretarias, órgãos estaduais e instituições, realiza ao longo deste sábado, 2, uma edição do projeto Juntos Pelo Acre, no bairro Defesa Civil, em Rio Branco.
No local, são oferecidos serviços de saúde, emissão de documentos, educação, cultura, esporte, lazer, atendimento psicológicos, cursos profissionalizantes, corte de cabelo, dentre outros.
O secretário de Governo, Alysson Bestene, falou sobre a importância das ações do projeto. “Este projeto aproxima as ações do governo à comunidade, prestando todo o atendimento necessário para as pessoas que vivem aqui”, declarou.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Defesa Civil, Junior Angelim, as demandas da população estão sendo atendidas. “Estamos muito felizes! As nossas demandas eram enormes e, graças ao esforço da equipe de governo, a população que mais precisa está sendo atendida”, destacou.
Para a coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Joyce Vieira, a parceria com o governo está proporcionando mais cidadania para a comunidade. “Essa ação de hoje é motivo de muita alegria para nós. Os serviços oferecidos aqui vão ajudar a quem mais precisa, que é a população”, ressaltou.
Segundo a comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ana Cássia, a ação é uma nova estratégia que contribuiu para a pacificação da região. “Nós encontramos uma dinâmica diferente de combate ao crime e à violência, a exemplo do evento que está acontecendo aqui, onde a comunidade entra como protagonista na organização dos serviços”, destacou.
Esta é a primeira edição do projeto Juntos Pelo Acre, a própria comunidade se envolveu na organização do evento, cedendo igrejas, residências e a cozinha comunitária para a prestação dos serviços. Posteriormente a ação será levada para outros bairros da capital.
Um dos serviços mais requisitados pela população foi o de emissão de carteira de identidade, realizada pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC). Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, os presidentes das associações dos bairros fizeram um pré-cadastrado de cem pessoas. “Estamos aqui com toda a nossa estrutura e iremos atender, gratuitamente, toda a demanda que foi solicitada previamente pelos líderes comunitários”, declarou.
Parceiros
O evento foi coordenado pela Segov em parcerias com diversas instituição e órgãos estadias, são eles:
– Secretaria de Estado de Justiça Segurança Pública do Acre (Sejusp);
– Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE);
– Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre);
– Organização em Centros de Atendimento (OCA);
– Polícia Civil do Acre (PCAC);
– Secretaria de Estado da Mulher (Semulher);
– Secretaria de Estado de Comunicação (Secom);
– Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Acre (SEASDH);
– Instituto de Educação e Pesquisa Tecnológica (IEPETC);
– Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC);
– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Acre (Samu);
– Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM);
– Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre);
Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict);
– Secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet);
– Faculdade UNAMA;
– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).