O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) se reuniu, na tarde dessa terça-feira, 5, com o secretário de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), Aberson Carvalho, para falar sobre projetos e parcerias entre as instituições, com destaque à criação de uma escola que será administrada, em conjunto, pela SEE e a Polícia Penal.
O secretário de Educação destaca que já existe uma parceria com o Iapen, em que a secretaria tem equipamentos sendo recuperados pela mão de obra de reeducandos, e hoje se discute a abertura de uma escola cívico militar da Polícia Penal para o ano que vem.
“Iniciamos agora uma discussão de visita, de formação, de capacitação, para que em 2024 possamos estar abrindo essa nova escola com este novo conceito, essa doutrina”, destacou.
![](https://i0.wp.com/agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-06-at-14.00.47-scaled.jpeg?resize=2560%2C1705&ssl=1)
Ele ressalta, ainda, que a formação pedagógica continuará dentro da mesma estrutura. O que será modificado é o comportamento, rotina e disciplina da escola. “Então, é uma educação nova que será aplicada e eu não tenho dúvidas do sucesso que vamos colher em 2024 com uma instituição que tem todo o conhecimento para gerenciar e administrar”, afirmou.
Alexandre Nascimento, pontuou que as parcerias firmadas com a Secretaria de Educação são imporatantes, e agora desenvolve-se este grande projeto onde a Polícia Penal irá gerir uma escola com uma metodologia de sucesso.
“Acredito que o Iapen tem muito a ganhar com isso. A Polícia Penal tem muito a crescer, visto que é um projeto inovador, e tem muito a colaborar com a sociedade, no sentido de disciplinar, de uma forma mais colaborativa, os alunos do Estado do Acre”.
A ideia, segundo o presidente, é começar com a implantação da Escola da Polícia Penal em Rio Branco e depois avançar pelos municípios do Acre.