A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (14), às 10 horas, para discutir ações e políticas públicas sobre trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP), principais causas de mortalidade por doenças cardiovasculares.
“A trombose venosa profunda é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas, geralmente nas pernas. Esses coágulos podem obstruir o fluxo sanguíneo, causando dor, inchaço e vermelhidão na região afetada. No entanto, o maior risco associado à TVP é a possibilidade de o coágulo se desprender e migrar para os pulmões, causando uma embolia pulmonar”, explica o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), que solicitou a realização do debate. “Estima-se que a TVP afete cerca de 1 a 2 em cada 1.000 pessoas a cada ano, enquanto a EP é responsável por aproximadamente 10% das mortes hospitalares nos Estados Unidos”, afirma.
Diante da relevância dessas condições, Calil diz que é fundamental promover uma discussão ampla e abrangente sobre a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento dos pacientes com TVP e EP. “Além disso, é necessário abordar questões relacionadas à conscientização da população, à capacitação dos profissionais de saúde e ao acesso aos medicamentos e tratamentos adequados.”
A audiência pública será realizada no plenário 7.