O governo do Acre, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), recebeu duas confirmações: prioridade para a liberação de recursos para as obras da nova Maternidade de Rio Branco e a realização, em fevereiro, da Caravana Federativa no estado.
A reunião foi realizada pela titular da Diretoria de Relações Federativas (Dirrf) da Seplan, Rosangela Bardales, com o secretário especial de Relações Federativas da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), da Presidência da República, André Ceciliano, na tarde desta quarta-feira, 17, em Brasília. A gestora pediu apoio para a liberação de recursos para diversas obras no estado, realizadas em parceria com o governo federal e provenientes de emendas parlamentares.
“A área de saúde é prioridade para o governador Gladson Cameli, para levar o atendimento e reforçar o cuidado com as pessoas”, explicou Rosangela, que solicitou apoio especialmente para a liberação de recursos referentes a contrato de repasse com o Ministério da Saúde, relativo à nova maternidade, destacando que a unidade de saúde prestará assistência às mulheres e aos recém-nascidos na área de gineco-obstetrícia e “funcionará como referência para os 22 municípios do estado”.
A diretora também solicitou prioridade para a liberação de recursos para obras como a continuidade da reforma do Hospital Infantil; reforma de áreas específicas da Fundhacre; além do hospital João Câncio, em Sena Madureira; do hospital Dr. Marinho Monte, em Plácido de Castro; e da Unidade Mista de Saúde Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul.
“Já solicitamos prioridade para a liberação dos recursos da nova maternidade”, adiantou André Ceciliano, reforçando estar à disposição “em 100%” para ajudar o Estado. O encontro também contou com técnicos da Dirrf, braço da Seplan em Brasília e representação do governo na capital do país.
Caravana Federativa no Acre
André Ceciliano também confirmou, para os dias 22 e 23 de fevereiro, a realização da Caravana Federativa no Acre. O evento é promovido pela SRI da Presidência da República, reúne representantes dos ministérios e vem percorrendo o país, visando à troca de informações in loco com estados e municípios. A coordenadora da Caravana, Ana Paula Costa, esteve inclusive nesta segunda, 15, e terça-feira, 16, no estado, tratando da organização da iniciativa.
“Será um evento diferenciado e é importante reunir os representantes dos estados e municípios, secretários estaduais e municipais, como das áreas de saúde e educação, pois participarão integrantes de todos os ministérios e serão apresentadas novas fontes de financiamento, formas de acesso a recursos a fundo perdido e abertura de programas específicos”, explicou o secretário Ceciliano.
Também participaram da reunião os técnicos da Dirrf Elomar Chaves e Klinger Cruz.