O deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG) foi eleito nesta quarta-feira (6) presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. Ele recebeu 13 votos. Os demais cargos (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) serão definidos na próxima semana.
Ele substitui o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) na chefia do colegiado.
Perfil
Weliton Prado tem 48 anos, é repórter fotográfico e está no quarto mandato de deputado federal. Antes foi vereador em Uberlândia (MG), onde nasceu, e duas vezes deputado estadual em Minas Gerais.
Iniciou sua trajetória na política como líder do movimento estudantil. Na Câmara, atua em defesa de direitos trabalhistas e previdenciários e na área da saúde, principalmente em temas relacionados ao câncer. Em 2014, foi relator do Orçamento da União.
O que faz a comissão
Criado em 2015, o colegiado trata das mais diversas matérias de interesse das pessoas com deficiência, recebe e avalia denúncias relativas a ameaça ou à violação de seus direitos, e acompanha pesquisas e estudos científicos que visem melhorar suas condições de vida.
A comissão também colabora com entidades não governamentais, nacionais e internacionais, que atuem na defesa dos direitos das pessoas com deficiência; acompanha ações tomadas em âmbito internacional por instituições multilaterais, Estados estrangeiros e organizações não governamentais internacionais nas áreas da tutela da pessoa com deficiência; e acompanha a ação dos conselhos de direitos das pessoas com deficiência, instalados na União, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.