Criado em 2023 para atender as pessoas que foram atingidas pelas cheias dos rios, o projeto Juntos pelo Acre teve suas ações intensificadas com a oferta de diversos serviços gratuitos do governo do Estado, atuando diretamente nas comunidades que mais precisam de acesso a cidadania.
No sábado, 27, mais uma edição será realizada das 8h às 14h, na Cidade do Povo, em Rio Branco, nas escolas Silva Pará e Frei Heitor, na Rua Franco Silva, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A ação busca integrar esforços da gestão pública e da comunidade para combater as causas da violência.
A organização do evento tem a expectativa de receber um público de dez mil pessoas, oferecendo, na programação, serviços gratuitos como expedição de documentos, orientação jurídica, consultas médicas, tendas e unidades móveis de serviços, além de atividades esportivas e de lazer.
De acordo com a tenente-coronel da Polícia Militar, Ana Cássia Monteiro, as atividades terão início com a Polícia Militar, com o projeto PMAC na Comunidade, que consiste em realizar ações de polícia comunitária, no caso específico na Cidade do Povo, onde a Polícia Comunitária atua há mais de dez meses.
“Conseguimos baixar significativamente o índice de ocorrências. Houve redução dos furtos e roubos em 34% e estamos há sete meses sem homicídios. A ideia é que as ações do Juntos Pelo Acre permaneçam de maneira contínua na comunidade da Cidade do Povo”, afirma.
O secretário de Governo, Alysson Bestene, destacou o empenho do governo em garantir cidadania a toda a população: “Queremos aproximar os serviços públicos da população mais necessitada”.