domingo, 1 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo oferta oficina em prática em colheita e pós-colheita dos cafés robustas amazônicos em municípios do Vale do Juruá e Alto Acre

04/05/2024
in Acre
Acre – Governo oferta oficina em prática em colheita e pós-colheita dos cafés robustas amazônicos em municípios do Vale do Juruá e Alto Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), realizou, entre os dias 30 de abril e 3 de maio, o treinamento em colheita e pós-colheita de cafés robustas amazônicos. Dos 160 participantes, estavam incluídos técnicos, extensionistas, estudantes e produtores. O objetivo do treinamento foi promover conhecimento por meio de apresentação de novas tecnologias que garantam a qualidade dos cafés produzidos no estado. O treinamento foi ministrado pelos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Enrique Alves e João Maria Diocleciano, que são técnicos referência na cafeicultura da Amazônia.

Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) realizou, entre os dias 30 de abril e 3 de maio, o treinamento em colheita e pós-colheita de cafés robustas amazônicos. Foto: Rafael Barros

A ação contou com apoio da Embrapa, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Acre (Senar) e Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

No dia 30 de abril, a oficina foi realizada no município de Mâncio Lima, no Ramal Travessão do Tônico S/N; dia 1º de maio, em Cruzeiro do Sul, na Vila Santa Rosa, Ramal da Mariana II, Km 1,5; e o encerramento aconteceu no dia 3 de maio, em Acrelândia, na BR365 Km90, Ramal do Granada, linha 12, Km 7.

Oficina foi realizada nos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Acrelândia. Foto: Rafael Barros

“Essa oficina prática é mais uma parte do nosso compromisso com a excelência na cafeicultura do nosso estado. Estamos avançando muito na cultura do café aqui no Acre e já estamos mostrando para o mundo que o Acre planta café de muita qualidade, além de contar toda nossa história de luta e de preservação”, afirmou o secretário de Agricultura, José Luis Tchê.

“Aqui em Acrelândia, nós estamos dando continuidade às oficinas técnicas que irão ajudar o nosso produtor a vender o produto com mais qualidade. Nós já temos uma produção que se destaca e, por meio desse trabalho realizado pelo governo do Acre, com o apoio dos nossos parceiros, nós podemos alavancar essa cultura, gerando renda e reconhecimento aos nossos agricultores. Agradeço aos nossos parceiros e em especial aos instrutores que estão dando essa contribuição enorme para que nós comecemos na prateleira de cima, como produtores de café de excelência”, agradeceu o secretário adjunto, Edivan Azevedo.

Estado é o segundo maior produtor de café, atrás somente de Rondônia. Foto: Rafael Barros

“O Acre está seguindo a trilha de desenvolvimento da cafeicultura em Rondônia. O estado é o segundo maior produtor, após Rondônia. E tem investido em tecnologia, tem atingido índices médios de produtividade muito interessantes. Visitando as lavouras a gente vê que existe uma boa vontade da cadeia, uma liderança muito positiva e a vontade de ser cada vez mais tecnológico, sustentável e produtivo”, destaca o pesquisador da Embrapa, Enrique Alves.

“O estado começou desde o ano passado um movimento em prol da qualidade do café, e eu não tenho dúvida que assim como aconteceu na cafeicultura de Rondônia, o Acre vai evoluir em qualidade na produção de lotes e de microlotes de cafés robustas, amazônicos, especiais, como origem diferenciada. A gente sabe que o Acre é conhecido por ser uma região com altos índices de preservação das florestas por ser uma região de agricultura familiar de pequena escala e por ser uma região em que o café como uma cultura compatível com a floresta pode ajudar a gerar renda, qualidade de vida, fixação do homem, do jovem, das mulheres no campo isto e, principalmente, gerar renda em pequenas áreas. Eu vejo um horizonte muito positivo para a cafeicultura do Acre”, conclui o pesquisador.

Acre é o segundo maior produtor de cafés da região Norte. Foto: Rafael Barros

O Acre é o segundo maior produtor de cafés canephoras da região Norte. O objetivo agora é trabalharmos a qualidade para melhorar a renda, agregar um valor, abrir novos nichos de mercado, porque o café especial é um mercado diferenciado do café commodity. “Também a gente trabalha o conhecimento em produção de cafés especiais do nosso estado e o reconhecimento. Então a gente teve uma participação em massa nesses municípios e a gente conseguiu ver que os produtores estão bastante motivados e incentivados a entrar nesse novo mercado. Que é desses cafés diferenciados, que são cafés de qualidade superior”, destaca a agrônoma do Núcleo da Cafeicultura da Secretaria de Agricultura, Michelma Lima.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreAltoamazônicosCaféscolheitadosGovernoJuruámunicípiosofertaoficinapóscolheitapráticarobustasVale

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.