segunda-feira, 2 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Acre fortalece políticas com Ministério da Igualdade Racial em evento de formação sobre racismo ambiental – Noticias do Acre

14/06/2024
in Acre
Acre – Acre fortalece políticas com Ministério da Igualdade Racial em evento de formação sobre racismo ambiental – Noticias do Acre

O fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial são essenciais para combater as desigualdades sociais e as formas de preconceito. Com esse objetivo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e o Ministério da Igualdade Racial realizaram nesta quinta-feira, 13, em Rio Branco, o evento Trilha Sistema Nacional de Promoção do Sistema de Igualdade Racial (Sinapir) de Formação em Racismo Ambiental.

Evento foi organizado pela SEASDH para realização de capacitação e entrega de equipmentos pelo Ministério da Igualdade Racial. Foto: Neto Lucena/Secom

Instituído pela Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) e regulamentado pelo decreto nº 8.136/2013, o Sinapir atua como forma de organização e articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e de serviços direcionados para superação do racismo em todo território nacional. Busca, ainda, promover uma transformação a partir da sua institucionalização, ampliando a efetividade e o alcance de benefícios ao seu público-alvo, com o propósito de garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e demais formas de intolerância.

Secretária abordou importância da implementação de políticas de combate do racismo. Foto: Neto Lucena/Secom

Na abertura do evento, a titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha, destacou os avanços obtidos em 2024. “Buscamos uma aproximação significativa com os ministérios. Ao sair daqui e chegar em Brasília, nossa presença nos ministérios e, consequentemente, no governo federal, fortalece nossas mobilizações sociais. Essa aproximação demonstra que as distâncias estão se encurtando e, quando pessoas comprometidas com políticas de alcance unem esforços, o fardo se torna mais leve”, disse.

Participantes de vários municípios do estado estiveram presentes. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante o evento, foram abordados a formação da trilha e o encontro formativo com gestores e conselheiros de Igualdade Racial, representando os municípios do Bujari, Plácido de Castro, Xapuri, Acrelândia, Assis Brasil e Rio Branco. Zilmar enfatizou: “A formação geográfica do estado depende da participação ativa de todos os municípios; sem essa colaboração, não conseguimos representar o estado adequadamente, pois são os municípios que o compõem”.

Ativistas da causa racial estiveram presentes. Foto: Pedro Devani/Secom

À tarde foi realizada a solenidade de entrega de equipamentos como televisão, bebedouro climatizador e um veículo, doado pelo Ministério da Igualdade Racial para o município de Assis Brasil, sendo a quarta entrega no estado. Os equipamentos, entregues pelas representantes do ministério, coordenadora Ana Rita Santiago e Leonice Mourad, serão utilizados para o fortalecimento das políticas de igualdade racial.

Representante ministerial discorreu sobre as políticas e a utilização dos equipamentos nos municípios. Foto: Pedro Devani/Secom

Segundo Ana Rita Santiago, as trilhas formativas têm o objetivo de colaborar com municípios e estados na capacitação das pessoas que implementam e praticam políticas de igualdade racial, sociais e culturais.

“Há um conjunto de 10 a 15 temas abordados, e o Estado do Acre escolheu iniciar a trilha formativa com o racismo ambiental, um tema urgente que exige atenção, cuidados e reparação dos danos causados às pessoas em relação ao meio ambiente, do qual também fazemos parte. Entendemos que cuidar do ambiente é cuidar das pessoas, e combater o racismo e promover o antirracismo também significa cuidar do meio ambiente”, explicou.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreambientaleventoformaçãofortaleceigualdadeministérionotíciaspolíticasRacialRacismosobre

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.