sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Projeto desenvolvido pelo Núcleo Social da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Rio Branco concorre a prêmio nacional – Noticias do Acre

27/06/2024
in Acre
Acre – Projeto desenvolvido pelo Núcleo Social da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Rio Branco concorre a prêmio nacional – Noticias do Acre

Com foco na mudança de mentalidade e comportamento, o Núcleo Social da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas em Rio Branco (Umep/RB), em parceria com o Poder Judiciário e o Poder Executivo, desenvolve um trabalho de conscientização, voltado para homens monitorados que cometeram violência doméstica. A atividade inclui doze encontros nos grupos reflexivos, onde são realizadas palestras e orientações aos participantes. Nesta quinta-feira, 27, na sede da unidade, foi realizado o 3º dos 12 encontros com o atual grupo.

O projeto, que tem como missão contribuir para a diminuição de crimes de violência doméstica, ganhou notoriedade e foi selecionado para concorrer ao prêmio Innovare, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Equipe de mediadores durante palestra “Refletindo a masculinidade” realizada na Umep/RB. Foto: Antonio Moura/Iapen

Tânia Filgueiras, assistente social da Umep, explicou que o trabalho é realizado, rotineiramente, com um grupo por vez, formado por até 15 homens. “Nós iniciamos este trabalho em outubro do ano passado, com homens que estão em cumprimento de medida protetiva. O tema de todos esses grupos é ‘Refletindo a masculinidade’, porque aqui é um espaço para nós refletirmos. É uma boa prática”, ressaltou.

Para Tânia, o reconhecimento é motivo de orgulho. “É mais uma prova de que estamos no caminho certo e eu e toda a equipe ficamos muito felizes com esse resultado”, finalizou a assistente.

A assistente social destacou, ainda, que na oportunidade, além de ser trabalhada, diretamente, a conscientização contra a violência doméstica, também são abordados outros assuntos, que vão desde a saúde do homem até o respeito com o meio ambiente. “Às vezes o homem, por achar que é homem, não precisa buscar essa saúde. É algo cultural do machismo. Então, a gente vem trazer essa abordagem para que eles possam se ver parte do todo, que ninguém é de ferro. Nós somos seres humanos, passíveis de erro e passíveis também de adoecimento”.

A equipe conta com dois mediadores, Valdelena Rodrigues Barbosa e Jefferson dos Reis Pinheiro, que, dentre outras habilidades, conseguem identificar o perfil do agressor. “Aqui a gente detecta por que a pessoa é violenta ou agressiva, então a gente tenta trabalhar nesse sentido, com encaminhamentos. Tem pessoas que é devido à dependência química, devido ao alcoolismo, então, a gente faz um encaminhamento. Identificamos o foco e trabalhamos dentro disso”, explicaram os mediadores.

Cumpridores reconhecem importância do projeto. Foto: Antonio Moura/Iapen

Um dos cumpridores da Medida Alternativa, o jovem M.A, disse que vê com muita importância a oportunidade. “Porque a maioria das vezes a pessoa vem meio triste, meio abalada psicologicamente, e aqui tratam a gente super bem e ajudam a gente a superar dificuldades, a superar as coisas que aconteceram”, afirmou o cumpridor.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreBrancoconcorredesenvolvidoeletrônicomonitoramentonacionalnotíciasNúcleoPeloprêmioprojetoriosocialUnidade

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.