Inaugurada em 2022, por meio de um termo de cooperação firmado entre o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) e a Prefeitura de Brasiléia, a Divisão Regional do Alto Acre, completou na última semana 2 anos de criação, atuando junto aos consumidores e fornecedores da região, promovendo o aprimoramento das relações de consumo.
Atualmente a unidade beneficia toda população do Alto Acre, cerca de 67 mil consumidores, dos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolânida e Xapuri. Na região são realizadas ações voltadas principalmente às áreas de orientação e fiscalização, atendimento e educação para o consumo, efetuadas com consumidores e comerciantes, para garantir o direito dos consumidores de maneira efetiva.
A autarquia realiza ainda, todos os anos, a entrega do certificado Rota da Qualidade às empresas selecionadas pelo programa e que se adequaram às normas vigentes do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A coordenadora da Divisão Regional do Procon no Alto Acre, Mayra Araújo, destaca que o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos trouxe avanços significativos para a população da região: “Com a realização dessas atividades no decorrer desses dois anos, já é possível ver a evolução do Procon aqui no município de Brasileia. A população se sente segura com a presença da unidade na regional, em caso de algum tipo de problema relacionado ao consumo”.
A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, destaca que uma das principais metas da gestão consiste na ampliação e interiorização das ações do Instituto, a fim de promover melhoria dos serviços públicos prestados pela autarquia, o que possibilita pleno acesso aos direitos previstos na legislação consumerista dos consumidores mais vulneráveis, garantindo a inclusão.
“Ficamos imensamente felizes pelos dois anos de implantação do Procon/AC em Brasileia, fruto da parceria do governo do Estado e da Prefeitura, que trouxe maior dignidade e aprimoramento na prestação dos serviços em prol dos consumidores em toda região do Alto Acre”, ressalta.