domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Polícia Civil realiza palestra sobre mediação e conciliação de conflitos a acadêmicos de Direito

29/08/2024
in Acre
Acre – Polícia Civil realiza palestra sobre mediação e conciliação de conflitos a acadêmicos de Direito

A equipe do Núcleo Pacificar da Polícia Civil do Acre (PCAC) ministrou na quarta-feira, 28, uma palestra para os alunos de Direito do Centro Universitário Estácio – Unimeta, sobre mediação e conciliação de conflitos. O conteúdo faz parte da grade curricular dos acadêmicos do segundo período do curso.

Alunos do curso de Direito acompanham palestra sobre mediação e conciliação de conflitos. Foto: cedida

O Núcleo Pacificar da PCAC tem como um de seus principais objetivos a promoção da paz social, focando na solução de conflitos entre pessoas que chegam às delegacias todos os dias. A unidade foi criada em agosto de 2015 como projeto-piloto, período em que as conciliações eram realizadas apenas em um núcleo central.

Segundo o delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel, o Núcleo Pacificar é uma ferramenta essencial para a construção de um ambiente mais harmônico na sociedade, pois atua diretamente na resolução de conflitos. “Nossa missão é atuar na prevenção, utilizando a conciliação como uma forma eficaz de evitar que pequenos atritos se transformem em delitos mais sérios”, destacou.

Com oito anos de atuação em várias delegacias do Acre, o Pacificar já realizou mais de seis mil atendimentos, com um grande número de conciliações em crimes de menor potencial ofensivo. A iniciativa tem mostrado resultados positivos, pois os atendimentos e conciliações realizados eliminam o conflito na sua origem, evitando que evoluam para uma situação de violência ou um crime de natureza grave.

Para a coordenadora do curso, Helcinkia Nunes, a manhã foi bastante produtiva, com informações de extrema relevância para a comunidade acadêmica. “Primeiramente, agradecemos a disponibilidade da Direção da Polícia Civil do Acre, na pessoa do delegado-geral Henrique Maciel, em ceder o coordenador Paulo Carpegiane para dar essa palestra, que muito contribui para a formação dos discentes do curso de Direito”, disse.

“A apresentação acrescentou muito ao conteúdo da disciplina, e a aproximação institucional de um projeto como o Pacificar com a comunidade acadêmica agrega à formação de futuros operadores do Direito”, avaliou a professora Christianne Gross, ministrante da disciplina Métodos de Resolução de Conflitos.

Para a acadêmica Madalene Gomes, as instruções foram importantes não somente para a sua formação acadêmica e profissional, mas também pessoal. “Aprender a lidar com conflitos é uma arte que deveríamos dominar em todos os aspectos”, disse.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcadêmicosAcreCivilconciliaçãoConflitosDireitomediaçãopalestrapoliciarealizasobre

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.