sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Semulher inicia projeto ‘Papo Reto: combatendo a violência contra mulheres e meninas negras’ na escola Ester Maia de Oliveira, em Rio Branco

17/09/2024
in Acre
Acre – Semulher inicia projeto ‘Papo Reto: combatendo a violência contra mulheres e meninas negras’ na escola Ester Maia de Oliveira, em Rio Branco

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) iniciou, nesta terça-feira, 17, o projeto ‘Papo Reto: combatendo a violência contra mulheres e meninas negras’, na escola Professora Ester Maia de Oliveira, no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco. Lançado na sede da secretaria no dia 13 de agosto, o projeto busca contribuir na reflexão de adolescentes e jovens sobre gênero e etnia.

Estudantes da escola Ester Maia durante projeto da Semulher, ‘Papo Reto’. Foto: Victor Batista/Semulher

De acordo com a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, esta é mais uma iniciativa da Semulher na busca pela prevenção e conscientização da violência. “A maior parte das mulheres que sofrem violência são as mulheres negras, um grupo que há tempos enfrenta problemas sociais profundos. Trabalhar com os estudantes, nas escolas, é uma forma de intervir nesse cenário, para mudar essa estatística”, explicou.

Secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, no lançamento do projeto ‘Papo Reto’. Foto: Franklin Lima/Semulher

O projeto ‘Papo Reto’ foi idealizado como uma alternativa para minimizar os índices de violência contra a população negra, principalmente mulheres, por meio de rodas de conversa e oficinas sobre gênero e interseccionalidade nas escolas da capital.

Oficina e roda de conversa sendo aplicada aos alunos para refletir sobre gênero e etnia. Foto: Victor Batista/Semulher

Essas ações são coordenadas e realizadas pela equipe multidisciplinar da Secretaria da Mulher, por meio do Departamento de Fortalecimento Institucional, Ações Temáticas e Políticas de Cuidado. A técnica e responsável pela Divisão de Diversidade Étnica Racial da Semulher, Silvania Oliveira, afirmou que o ambiente escolar se mostrou receptivo e já tiveram um retorno dos alunos e alunas.

Técnicas da Secretaria da Mulher. Foto: Victor Batista/Semulher

“Muitos dos nossos problemas sociais podem ser resolvidos por intermédio da educação. Não é diferente com as questões de gênero. Não é possível tratar sobre gênero sem falar sobre etnia. São interseccionalidades que, associadas aos jovens e adolescentes, podem, desde cedo, fazer parte da formação cultural deles e mudar a mentalidade quanto aos problemas estruturais e a reprodução da violência contra mulheres no geral e especialmente as negras”, destacou.

“Fomos informados sobre o racismo, as leis de proteção às mulheres e os números de denúncia”, disse o estudante André Nascimento, de 16 anos. Foto: Ascom/Semulher

“Fomos informados sobre o racismo, as leis de proteção às mulheres e os números de denúncia e nos conscientizamos sobre os tipos de violência. Essa palestra foi muito importante pra nós [estudantes], porque além de ficarmos sabendo, também serve para abrir a mente das pessoas em relação a esse tema”, disse o estudante André Nascimento, de 16 anos.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreBrancocombatendocontraescolaEsteriniciaMaiaMeninasmulheresnegrasOliveirapapoprojetoRetorioSemulherviolência

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.