sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Assistência Social e Direitos Humanos do Estado realiza oficina de Letramento LGBTQIAPN+ para servidores da Casa-Abrigo Mãe da Mata

23/09/2024
in Acre
Acre – Assistência Social e Direitos Humanos do Estado realiza oficina de Letramento LGBTQIAPN+ para servidores da Casa-Abrigo Mãe da Mata

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta segunda-feira, 23, uma capacitação sobre letramento LGBTQIAPN+ para os trabalhadores da Casa-Abrigo Mãe da Mata.

O abrigo acolhe mulheres vítimas de violência com risco de morte, e a oficina visa capacitar os funcionários para oferecer um atendimento adequado a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, queer/questionando, intersexo, assexuais/arromânticas/agênero, pan/pôli, não-binárias, entre outras.

Oficina promove o conhecimento sobre as nomenclaturas LTBQIAPN+. Foto: Carolina Torres/Secom

Durante a capacitação, foram promovidas rodas de conversa para ouvir os participantes e compartilhar conhecimento, além de ensaios de teatro que simularam o atendimento ao público.

O chefe da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual da SEASDH, Germano Marino, destaca a importância da oficina para os profissionais que atendem vítimas de violência doméstica, incluindo tanto mulheres cisgênero quanto mulheres trans. O gestor enfatizou a necessidade de um acompanhamento sensível para garantir um atendimento adequado.

Gestor da SEASDH explica sobre como deve ser realizado o atendimento de pessoas com outra identidade de gênero. Foto: Carolina Torres/Secom

“É fundamental que a equipe esteja sempre preparada, garantindo um atendimento em conformidade com as leis, evitando sanções, já que homofobia e transfobia são crimes no Brasil desde 2019. A SEASDH está comprometida em aprimorar constantemente seus serviços, especialmente na assistência a essa população, assegurando que os servidores atuem com respeito e dignidade”, explicou.

O diretor de Assistência Social, Hilquias Almeida, acrescenta que essa capacitação é uma iniciativa do Departamento de Proteção Social Especial, especificamente para a casa-abrigo, que recentemente atualizou seu regimento interno para receber mulheres trans em situação de violência.

Departamento de Proteção Social Especial solicitou a capacitação. Foto: Carolina Torres/Secom

“Nossas profissionais estarão preparadas para tratar essas mulheres de forma adequada, utilizando a terminologia correta e garantindo que tenham conhecimento dos principais termos. O governo do Estado reafirma seu compromisso com a inclusão social e o atendimento apropriado a esse público. A importância disso reside na integração das ações das diretorias de Direitos Humanos e de Assistência Social, cada uma cumprindo seu papel”, ressaltou.

Além disso, a capacitação também será estendida ao abrigo do município de Cruzeiro do Sul, visando garantir um atendimento igualitário a toda a população.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreassistênciaCasaAbrigoDireitosestadoHumanosletramentoLGBTQIAPNMãemataoficinaParárealizaservidoressocial

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.