terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – experiências humanas como fonte de inspiração para a criação artística

01/12/2024
in Acre

A possibilidade de olhar para o interior, de si, do outro, e, a partir de experiências humanas e memórias, construir a base para a imaginação e a criatividade no processo de criação artística é algo que permite mobilizar funções psíquicas como percepção, emoção, e de forma significativa contribuir para a formação humana. Isso é o que nos proporciona a peça teatral Vozes do Interior.

A peça, criada a partir de experiências vividas pelo grupo de teatro acreano Estrela Altaneira, em viagens a comunidades no interior do Acre, e das histórias contadas pelas pessoas dessas comunidades, nos convida a acompanhar os personagens Francisco Firmo e Chiquinha do Pandeiro a uma jornada em busca de encontrar Chica Brejeira, a mãe de Chiquinha.

De forma simples, mas com maestria, Francisco Firmino e Chiquinha conseguem conduzir o espectador pelos rios da Amazônia, apresentando histórias e seres que habitam o cotidiano da vida na região.  Que rios são esses? Ora, pode ser o Juruá, Moa, Croa, ou aquele rio que guardamos na memória, repleto de histórias que a gente ouviu ou viveu.

Fez-me lembrar do tempo quando, ainda criança, minha família deslocou-se de Rio Branco até Manaus. De lá embarcou em um navio com destino a Belém, para que meu irmão e eu pudéssemos conhecer a avó paterna. Foram cinco dias de viagem, iniciando pelas enigmáticas águas do Rio Negro, passando pelo Amazonas, até encontrar o azul turquesa das águas do Rio Tapajós.

Ao longo da viagem, curumins em mini canoas nos abordavam por algum souvenir. Faziam festa quando, do navio, lançávamos biscoito e refrigerante. Na proa, o vento a balançar-me os cabelos, as brincadeiras no convés, são ainda lembranças vivas de um momento memorável em família.

Especial foi perceber que, no espaço de cena, não necessariamente palco ou tablado, a luz, o teatro de sombras, a música marcante, a percurssão trazidas pela voz e mãos de Francisco Firmino e Chiquinha comunicam de tal forma, que aguçam as mais remotas lembranças.

Ao fim do espetáculo, em roda de conversa com os atores, a plateia teve a oportunidade de saber mais a respeito do processo de criação e expressar sentimentos, emoções despertadas. Para a grande maioria, Vozes do Interior reforça o quanto a arte pode ser transformadora. Essas revelações são feitas também pelo vendedor pracista que prestigiou a apresentação em Rio Branco. Por meio do espetáculo pôde-se reviver as subidas e descidas pelos rios do Acre, vendendo suprimentos, aviamentos. Momentos em que, segundo relato do espectador, por vezes, mesmo com dinheiro no bolso, não havia onde comprar comida e a farofa trazida na viagem era o alimento do viajante.

Depois de estrear em Rio Branco a produção segue em turnê. Já esteve no Amazonas, retornou para apresentação nas comunidades que inspiraram a criação da peça. Nos próximos dias estará em Rondônia, deixando por aqui o gosto de queremos mais. Bis? Sim, queremos. Que venha então a nova temporada, em breve.

Cleide Elizabeth Santos é publicitária, jornalista com mestrado em Educação e assessora de comunicação na Agência de Negócios do Estado do Acre

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreartísticacomocriaçãoExperiênciasfontehumanasinspiraçãoPará

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.