O mês de janeiro inaugura a entrada de um novo ano e é comumente um período de reavaliação da vida e de criação de novos projetos. Por isso, as ações da campanha Janeiro Branco buscam contribuir para a conscientização sobre a importância do autocuidado em relação à saúde mental, promovendo um ambiente mais saudável e colaborativo para todos.
Atendendo a essa necessidade, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) realizou nesta terça-feira, 14, no auditório de sua sede, em Rio Branco, uma palestra voltada para os servidores da pasta, com foco no tema da saúde mental.
A programação contou com uma roda de conversa conduzida pelo psicólogo João Auricélio Sousa, que atende o quadro de profissionais da Sesacre, e pela chefe do Departamento de Humanização do SUS, Jeane Rodrigues. Foram abordadas práticas de autocuidado e desmistificados estigmas relacionados ao cuidado da saúde mental, a fim de promover um ambiente mais saudável e colaborativo para todos.
João Auricélio iniciou sua fala destacando a importância do tratamento psicológico não apenas para o indivíduo, mas para a sociedade como um todo.
“Quando atendo uma pessoa, essa terapia não é individual, é social, porque o que a pessoa trata na terapia reverbera em outros lugares. Uma pessoa que cuida da saúde mental vai lidar melhor com o próximo. Momentos como esse são importantes para a desconstrução de estigmas; então essa campanha também é para quebrar tabus”, afirmou, ressaltando a relevância das ações de sensibilização e o impacto positivo que o cuidado com a saúde mental pode ter no ambiente de trabalho e nas relações pessoais.
Além das ações voltadas para a sensibilização, o Departamento de Humanização do SUS disponibiliza, por meio de link cadastral, serviços de atendimento com psicólogos aos trabalhadores da Saúde, por meio do Programa de Acolhimento Psicológico aos Servidores (Acovida).
Implementado em 2020, durante o período de pandemia, o programa presta assistência aos profissionais da Saúde e oferece cerca de cinco sessões de retorno gratuitas, com o objetivo de apoiar os servidores na gestão do estresse e do bem-estar emocional.
“Janeiro Branco é uma ação em alusão à campanha de saúde mental, que foi iniciada em 2014, pelo Instituto Janeiro Branco, e estamos promovendo este momento para conscientizar e sensibilizar o trabalhador, reforçando o seu olhar de autocuidado”, salientou Jeane Rodrigues.
O evento também contou com uma dinâmica, em que os participantes foram convidados a escrever seus problemas em balões. Em seguida, os balões foram recolhidos, simbolizando a sobrecarga que muitas vezes nos impede de agir de forma eficaz.
A enfermeira Erica Pontes, que participou da atividade, compartilhou sua experiência: “A lição é que a sobrecarga nos torna impotentes; percebi que preciso parar e planejar antes de executar, porque isso também é fundamental para a saúde”, relatou.