A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae), realiza com as equipes escolares a oficina “A importância dos vínculos afetivos na relação ensino-aprendizagem”. Nesta quinta-feira, 13, ela aconteceu para os profissionais da escola Mário de Oliveira, em Rio Branco.
De acordo com o professor Mário Roberto Torres, responsável pelo curso ministrado na escola Mário de Oliveira, a educação busca desenvolver todos os aspectos e dimensões do ser humano. “E a dimensão afetiva, emocional, é um desses componentes do desenvolvimento humano”, explica.
Dessa maneira, continua, a questão cognitiva não vai acontecer de forma isolada de outras dimensões do conhecimento. “Elas precisam estar integradas. E, trata-se de um olhar um pouco diferente da escola tradicional, que busca somente o aspecto cognitivo do aluno, pois o afetivo está muito relacionado com a aprendizagem”, disse.
O palestrante avaliou que o ambiente também precisa ser afetivo para que os alunos consigam desenvolver todo o seu potencial. “O cérebro precisa se emocionar, as pessoas precisam estar bem para que todo o potencial possa ser desenvolvido”, destacou.
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As oficinas nas escolas surgiram a partir de duas jornadas pedagógicas que aconteceram na SEE. A primeira foi para os coordenadores dos núcleos do interior e a segunda para gestores e coordenadores pedagógicos e de ensino. “Então, estamos trazendo essas temáticas para as escolas e uma delas foi justamente essa importância do vínculo afetivo na aprendizagem”, frisou.
Um dos participantes da oficina na escola Mário de Oliveira foi o professor de religião, Yuri Montizuma. Segundo ele, é possível observar alunos com problemas emocionais em vários momentos de suas vidas. “Então, a gente precisa entender, compreender esse aluno e procurar ajudar, porque a educação não é somente passar conteúdo, mas também ensinar para a vida”, disse.
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Quem também participou do evento foi a professora de Ciências Verônica do Vale Severino. “Essa oficina está sendo muito importante, exatamente por conta dos laços que a gente vai criando com os alunos, e eu sou uma professora que sempre espero os meninos na porta e sempre dou bom dia, faço um elogio e a gente percebe que às vezes eles não estão bem, e com esses vínculos a gente muda essa relação”, afirmou.