sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Grande do Sul – MPRS lança campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher

06/03/2025
in Rio Grande do Sul

“Uma madrugada eu acordei sendo sacudida pelos braços, berrando que eu tinha traído ele, me apertou e deixou roxa. Ele tinha sonhado isso. As humilhações eram diárias.”

“Ele me deu socos, cabeçadas, eu caí, ele me chutou. O tapete, as paredes, ficou tudo sujo de sangue. Eu não tenho ideia de quanto tempo durou isso, só pensei: vou morrer longe do meu filho.”

“Nós já estamos divorciados, mas ele não me deixa em paz. Me sinto presa numa história que já terminou, mas ele acha que é meu dono. Eu preciso seguir com a minha vida, mas tenho medo. Não posso morrer e deixar a minha filha nas mãos desse homem.”

Esses são trechos de depoimentos reais de mulheres que sofreram violência de gênero. Casos que, infelizmente, se somam a números elevados. De acordo com o Mapa do Feminicídio, produzido pela Polícia Civil, em 2024 foram registrados 72 casos no Estado. Em 2023, haviam sido 85 feminicídios. Em 2022, foram 111 vítimas. Em 84,7% dos casos, o autor foi o companheiro ou ex-companheiro da vítima.

Neste projeto do MPRS, as falas foram gravadas por infuenciadoras digitais (jornalistas, empresárias e ativistas da causa da mulher) e os vídeos farão parte da campanha “Eu Falo por Elas” – Unindo vozes contra a violência de gênero, desenvolvida pelo Gabinete de Comunicação Social (GABCOM) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), juntamente com o Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOVCM), na qual personalidades femininas emprestam sua força e sua voz para ler relatos reais de mulheres que sofreram violência, ecoando suas histórias e rompendo o ciclo do silêncio.

De acordo com a promotora de Justiça Ivana Battaglin, coordenadora do CAOEVCM, quando uma mulher se encontra aprisionada numa relação abusiva, tem muita dificuldade de falar a respeito, de pedir ajuda. “E mesmo quando elas falam, nem sempre são ouvidas. A campanha, que traz histórias reais de mulheres que foram vítimas das mais variadas formas de violência, busca dar visibilidade a esse fenômeno, assim como incentivar as mulheres a denunciarem e a sociedade a não se calar diante da barbárie. O MPRS é a voz das vítimas”, afirma ela.
“O silêncio nunca pode ser a única resposta. A cada dia, inúmeras mulheres enfrentam a violência dentro de seus próprios lares, vítimas de agressões físicas, psicológicas, sexuais e patrimoniais. Muitas não conseguem ou têm medo de denunciar. Mas nós podemos e devemos falar por elas, esse ó papel da comunicação pública. Com a campanha, o Gabinete de Comunicação Social do MPRS (GABCOM) dá ainda mais visibilidade a atuação institucional para este, que é um dos principais temas estratégicos do Ministério Público”, conta a jornalista Roberta Salinet, coordenadora do Gabcom.

Participam da campanha, as jornalistas, empresárias e influenciadoras digitais Patrícia Parenza, Patrícia Pontalti, Bruna Colossi, Xuxa Pires, Deise Nunes, Valéria Barcellos e Tathiane Araújo.

SERVIÇO

O lançamento da campanha acontece nesta sexta-feira, 7 de março, às 9h, no Palácio do Ministério Público (Praça Marechal Deodoro, 110). O Palácio, que abriga o Memorial do MPRS, fica na esquina da praça da Matriz com a rua Jerônimo Coelho.

BANCO VERMELHO

Na mesma ocasião, acontece a inauguração do Banco Vermelho do Ministério Público, que será pintado por mulheres profissionais de diversas áreas. No MPRS, a iniciativa é do CAOEVCM. “Trata-se de um objeto simbólico que tem o mesmo propósito da campanha: fazer refletir sobre essa violência tão banalizada”, destaca Ivana Battaglin.

A iniciativa dos bancos vermelhos surgiu na Itália, espalhando-se por diversos países. Recentemente, uma lei federal veio dispor sobre a sua utilização também no Brasil. “O MPRS adere à campanha e o banco itinerante será exposto em diversos prédios da instituição, em local de acesso ao público, para que todos sejam convidados não só a sentar, mas a refletir e colaborar na causa do enfrentamento à violência contra a mulher” pontua, por fim, a coordenadora do CAOEVCM.

EXPOSIÇÃO

Ao final do evento, os participantes serão convidados a prestigiar, no Memorial do Ministério Público, a exposição “Meu bem, meu mal – 10 anos de arte sobre violência doméstica”, da artista visual gaúcha Graça Craidy.



MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: campanhaConscientizaçãocontraenfrentamentoGrandelançaMPRSMulherrioSulviolência

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.