O governo do Acre sancionou na última sexta-feira, 28, a Lei nº 4.575, de 24 de março de 2025, que institui o Selo Salão de Beleza Amigo de Pacientes em Tratamento de Câncer. A norma, resultado do Projeto de Lei de autoria do deputado Afonso Fernandes, reconhece e certifica estabelecimentos que promovam campanhas de incentivo à doação de cabelos para pacientes em tratamento oncológico.
A queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais visíveis da quimioterapia e pode impactar profundamente a autoestima e o bem-estar emocional de quem enfrenta o câncer. A utilização de perucas, nesses casos, torna-se um apoio importante durante o tratamento. Com a nova legislação, o objetivo é ampliar a divulgação dos programas de doação e sensibilizar a população sobre a importância da campanha que é desenvolvida pela Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em parceria com organizações sociais.
O gerente administrativo da Unacon, John Lenon Batista, destacou o impacto da nova lei: “Nossa campanha é permanente e a parceria com os salões de beleza só fortalece nosso alcance, permitindo que mais pessoas se juntem a essa causa tão importante. Cada doação é reconhecida com um certificado de agradecimento, um gesto que não só devolve a autoestima de quem enfrenta o câncer, mas também inspira outros a contribuir com esse movimento de solidariedade.”

Como os salões podem aderir ao selo?
Os salões interessados devem solicitar a certificação junto à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), firmando um compromisso com a causa e garantindo que a campanha de doação seja divulgada internamente. O selo terá validade de dois anos, podendo ser renovado.
Além de contribuir para uma causa social, os salões que aderirem ao programa poderão usar o selo em suas campanhas publicitárias e em materiais de divulgação, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social.

Sanny Duck Galo, empresária do ramo da beleza, que atua no Acre há três anos, ressaltou a relevância dessa iniciativa e o impacto transformador que a doação de cabelos tem para tantas pessoas. “Quando uma criança chega para cortar o cabelo e expressa o desejo de mudar o visual, sempre aproveito para perguntar se ela ou seus responsáveis já consideraram doar os fios. Muitas vezes, as próprias crianças se mostram entusiasmadas com a ideia de que seus cabelos, que poderiam ser descartados, ganhem um novo destino.
Sanny acrescentou ainda: “A medida implementada por essa lei é de extrema importância, pois incentiva os salões de beleza a deixarem de descartar esses cabelos e a reconhecerem o seu potencial para mudar vidas. Com o apoio do governo estadual, outros salões estão se inspirando a adotar essa prática, contribuindo para que cada fio doado se transforme em um gesto de esperança e renascimento para quem enfrenta o câncer.”
Como doar?
O procedimento é simples. Para que o cabelo seja aceito para a produção de perucas, ele deve ter no mínimo 15 centímetros e estar limpo e seco no momento do corte. Não há restrição quanto à textura ou presença de química, o que torna a doação acessível a todos. As doações pode ser feitas diretas no Hospital do Cancer, localizado logo atrás do Complexo Hospitalar Fundhacre, na BR-364, próximo a Uninorte.
Com essa iniciativa, o Acre dá um passo importante para fortalecer a rede de apoio aos pacientes em tratamento contra o câncer, garantindo que mais pessoas tenham acesso às perucas e possam enfrentar esse momento com mais autoestima e dignidade.
The post Acre cria certificação para salões que incentivam a doação de cabelos a pacientes com câncer appeared first on Noticias do Acre.