A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), deu início a mais uma etapa da Operação Gota, missão estratégica do governo federal que garante o acesso à vacinação em comunidades ribeirinhas, rurais e indígenas de difícil acesso.
A ação é realizada em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira (FAB), que disponibiliza aeronaves para transportar equipes de saúde e imunobiológicos.
No Acre, serão atendidas 49 comunidades dos municípios de Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá, Feijó, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, localidades onde o deslocamento só é possível por via aérea ou fluvial.
Com investimento de R$ 9 milhões, a operação tem como meta vacinar mais de 4 mil pessoas, levando todas as vacinas previstas no calendário nacional do Ministério da Saúde.
Entre as prioridades desta etapa estão a intensificação contra o sarampo e a vacinação contra a raiva para crianças de 1 a 15 anos, medida preventiva que hoje integra o calendário de rotina para populações ribeirinhas e indígenas.
“É um grande desafio logístico, mas essencial para garantir que ninguém fique sem proteção. Nossas equipes percorrem longas distâncias de helicóptero, atualizando a vacinação de todas as famílias, fortalecendo a prevenção de doenças e salvando vidas”, afirma a coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles.
Além de cumprir o papel de ampliar as coberturas vacinais, a operação permite identificar situações de vulnerabilidade e reforçar a presença do Estado junto às comunidades mais isoladas.
“A Operação Gota é um grande desafio logístico, mas essencial para garantir que ninguém fique sem proteção. Nossas equipes viajam em helicópteros da FAB, percorrem longas distâncias e enfrentam condições adversas para atualizar a vacinação de todas as famílias. É um trabalho que salva vidas e reafirma nosso compromisso com a saúde pública”, destaca Renata Quiles.

As equipes mobilizadas são compostas por profissionais da saúde capacitados para atuar em ambientes de difícil acesso, garantindo condições adequadas de transporte, armazenamento e aplicação das vacinas.
Durante a missão, toda a população das localidades visitadas tem a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação, contemplando crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A Operação Gota é considerada uma das ações mais importantes para garantir a equidade no acesso à saúde, pois atende grupos populacionais que, sem essa estrutura, teriam dificuldade em receber as vacinas previstas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Operação Gota representa um dos maiores compromissos da saúde pública do Acre: garantir que ninguém fique sem proteção, mesmo nos lugares mais distantes. Com apoio do governo federal, da Força Aérea Brasileira e o empenho das nossas equipes, iremos levar todas as vacinas do calendário nacional a 49 comunidades ribeirinhas, rurais e indígenas. É um grande desafio logístico, mas que salva vidas, fortalece a prevenção de doenças e reafirma que a saúde do Acre está presente em cada canto do nosso estado”, finaliza o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
The post Saúde do Acre leva vacinação a comunidades de difícil acesso com nova etapa da Operação Gota appeared first on Noticias do Acre.