domingo, 31 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo de RO lança projeto RespirAR para auxiliar no tratamento do tabagismo, nesta sexta-feira, 29, em Porto Velho

30/08/2025
in Rondônia
Governo de RO lança projeto RespirAR para auxiliar no tratamento do tabagismo, nesta sexta-feira, 29, em Porto Velho

Com o objetivo de ampliar o acesso da população ao tratamento do tabagismo, o governo de Rondônia apresenta o Projeto RespirAR que consiste em: acompanhamento médico por meio de uma plataforma, atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e entrega de medicamentos. O lançamento do projeto acontece nesta sexta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a partir das 14h, no Espaço Saúde, localizado dentro de um estabelecimento comercial na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho e, contará com a participação de profissionais de saúde, gestores e comunidade.

O projeto RespirAR é uma iniciativa inovadora do governo de Rondônia

Durante o evento, serão realizadas ações práticas de acolhimento e atendimento inicial aos usuários, com distribuição de kits de medicações e encaminhamento posterior para as Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) de referência, assegurando a continuidade do tratamento e o acompanhamento adequado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Projeto RespirAR é uma iniciativa inovadora do governo do estado, voltada à ampliação e ao fortalecimento das ações de prevenção e tratamento do tabagismo, promovendo o acesso à informação e ao tratamento adequado.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, explicou que “a dependência da nicotina é uma doença. Com estratégias de promoção da saúde, assistência multiprofissional e uso de recursos digitais, estamos preparados para orientar, acolher e apoiar o paciente que deseja abandonar o vício.”

IMPACTO NA SAÚDE

O tabagismo, reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos derivados do tabaco, continua sendo uma das principais ameaças à saúde pública global. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de tabaco e seus derivados mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano, das quais 1,3 milhão são vítimas do fumo passivo.

O uso do tabaco está associado a uma série de doenças graves, como: diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, tuberculose, úlceras, infertilidade, catarata, além de doenças respiratórias, como pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC ). Mesmo os produtos que não geram fumaça são perigosos, pois elevam o risco de câncer de cabeça e pescoço, esôfago, pâncreas e outras condições graves.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AuxiliarGovernolançanestaParáportoprojetoRespirarsextafeiraTabagismotratamentoVelho

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.