quinta-feira, 27 novembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Projeto Entrelinhas fortalece autonomia e novas oportunidades para mulheres privadas de liberdade

26/11/2025
in Acre
Acre – Projeto Entrelinhas fortalece autonomia e novas oportunidades para mulheres privadas de liberdade

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), segue ampliando as ações do projeto Entrelinhas, iniciativa que incentiva a profissionalização de mulheres privadas de liberdade por meio da costura, pintura e bordado. O objetivo é promover autonomia financeira, dignidade e perspectivas reais de reinserção social após o cumprimento da pena.

As reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco estiveram nesta terça-feira, 26, na sede do TJAC para apresentar peças produzidas durante o projeto. Atualmente, 15 mulheres participam das atividades de costura, pintura e crochê, além de outras que atuam no viveiro da unidade.

Para a detenta J.S., a participação no projeto tem sido transformadora. “Eu já me sinto outra pessoa, bem melhor. Quando a gente está pintando, costurando, traz uma calmaria. Aprender tudo isso aqui me faz querer ter uma vida diferente lá fora. Pretendo continuar costurando e pintando para tirar meu sustento quando sair”, conta a mulher.

Sousplats de crochê produzidos pelas detentas da Divisão do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco. Foto: Antonio Moura/Iapen

Fio a fio, se costura um novo caminho e, acima de tudo, a esperança, palavra-chave no cárcere. É ela quem guia a ressocialização e o recomeço a essas detentas. A coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza Louise Santana, destacou o impacto social da iniciativa.

“Essa parceria trabalha o empreendedorismo e o empoderamento feminino. São mulheres que têm família, têm filhos e querem que o passado fique lá. Estão pensando no futuro, em recomeçar com dignidade. O projeto simboliza o que elas são capazes de fazer”, enfatiza a juíza.

Louise Santana, coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar e juíza de Direito. Foto: Antonio Moura/Iapen

O Judiciário exerce um papel essencial na pena das pessoas privadas de liberdade, permitindo o contato com diversas ações durante o cumprimento da pena, em diálogo permanente com o Iapen. O presidente do Instituto, Marcos Frank, ressaltou a importância do trabalho para transformar vidas e destacou o papel da Polícia Penal na capacitação das participantes:

“Se trata de um recomeço, de novas alternativas para quem cumpre pena e que, em algum momento, vai retornar à sociedade. Agradecemos ao Tribunal de Justiça pelo suporte e aos policiais penais, que têm ensinado essas habilidades às nossas reeducandas”, afirma.

Marcos Frank, presidente do Iapen, e Jamilia Silva, diretora da Divisão do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco. Foto: Antonio Moura/Iapen

Não apenas as detentas, mas também as próprias policiais penais percebem a diferença e relatam a importância do projeto no dia a dia. A diretora da Divisão do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco, Jamilia Silva, reforçou que a iniciativa atua tanto na profissionalização quanto na remissão de pena:

“Nós estamos mostrando o que é produzido dentro da unidade e que pode gerar renda no futuro. A produção contribui com a remissão de pena e com oportunidades quando deixarem o sistema prisional”.

Produções das detentas da Divisão do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco. Foto: Antonio Moura/Iapen

Com iniciativas como essa, cada nova peça confeccionada representa não apenas uma futura oportunidade profissional, mas também a reconstrução de histórias e autonomia. O projeto mostra que o sistema prisional pode ser um espaço de transformação e preparação para um retorno digno à convivência social.

“Quando retornarem à sociedade, essas mulheres não serão as mesmas. Ressocializar é possibilitar uma nova vida, um recomeço. É oferecer condições para que trilhem um novo caminho, longe da criminalidade”, finaliza a diretora.

 

The post Projeto Entrelinhas fortalece autonomia e novas oportunidades para mulheres privadas de liberdade appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreautonomiaEntrelinhasfortaleceliberdademulheresnovasOportunidadesParáprivadasprojeto

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.