domingo, 14 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Estado realiza simulado contra eventos climáticos extremos para aprimorar capacidade operacional da Defesa Civil

13/12/2025
in Acre
Acre – Estado realiza simulado contra eventos climáticos extremos para aprimorar capacidade operacional da Defesa Civil

Às 8h20 deste sábado, 13, a população dos 22 municípios acreanos, conectada nas tecnologias 4 e 5G da telefonia móvel recebeu o alerta startar (alerta sonoro e mensagem de texto) através do Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) do governo federal, utilizado pelo governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual e Secretaria de Assistência Social, como ponto de partida para o maior simulador simultâneo já realizado no Acre, envolvendo todos os municípios, com o objetivo de assegurar que a Defesa Civil em todas essas localidades esteja bem preparada para atender a população, em eventualidades relacionadas a ocorrências de eventos climáticos severos.

A mensagem sonora e de texto com alerta sobre possíveis eventos climáticos enviadas aos celulares com tecnologia 4 e 5G foi o ponto alto da simulação com a Defesa Civil. Foto: Alice Leão/Secom

A mensagem enviada para os celulares, o Defensivo Alerta, programa utilizado pela primeira vez para a população, transmitiu um alerta sobre possibilidade de inundação, de fortes vendavais em todo o Estado do Acre. Para em seguida, desencadear o simulado de alerta contra eventos severos, realizado em Rio Branco, tendo como base o comando do Corpo de Bombeiros e nos demais 22 municípios as bases de Defesa Civil municipal, com equipes de bombeiros militares simulando variadas situações de salvamento de pessoas de áreas inundadas e possíveis vítimas de vendavais.

Na ocasião, foram testados os planos de contingência municipais, assim como o plano de contingência estadual para entender, detectar possíveis falhas, onde pode ser melhorado, para aprimorar e prestar à melhor assistência a população em casos de necessidade, principalmente as que moram as áreas de risco.

Teste da capacidade operacional em caso de crise ocorreu de forma simultanea em todo Estado. Foto: Alice Leão/Secom

As defesas civil operacionalizaram seus planos de contingências para testar a capacidade de resposta e a comunicação para que, em casos reais possa atender a população de forma ágil, com  redução de danos e menos prejuízos para as famílias, principalmente as que moram em áreas de risco.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Alberto esclareceu que, durante o simulado ocorreu a conexão direta com as coordenadorias municipais de Defesa Civil, avaliando dificuldades, ajustando soluções, pois cada prefeitura vai fazer o seu relatório, que posteriormente será discutido para aprimorar esse atendimento à população que venha a ser afetada entre esses eventos climáticos.

As coordenadorias de Defesa Civil dos municípios participaram simultaneamente da ação. Foto: Alice Leão/Secom

“Vamos validar, testar, ver quais são os problemas que estão ocorrendo. E em cima disso, vamos apresentar proposta para cada vez mais conseguir atender a população de forma mais rápida, de forma mais séria e com a assistência que ela merece”, enfatiza Carlos Alberto, destacando a necessidade de assistência as populações que moram em áreas de risco de inundações.

Cel Batista esclarece que, nesse maior simulado já realizado pelo governo a prioridade é testar os planos de contingência das Defesa Civil no Acre. Foto: Alice Leão/Secom

Cel Batista destaca também que trata-se de um trabalho de prevenção que o governo do Estado, juntamente com as prefeituras estão fazendo para atender toda essa população que são afetadas por eventos climáticos em todo o estado, destacando, por exemplo, que, em Rio Branco a Defesa Civil do município tem toda uma estrutura para atender a população, o que não ocorre em alguns municípios e, portanto, o Estado precisa entrar forte para fazer esse tipo de atendimento.

Defesa Civil Nacional presta apoio as ações desencadeadas no Acre neste sábado. Foto: Alice Leão/Secom

Rodrigo Souto, da Defesa Civil Nacional veio ao Estado para prestar apoio técnico no simulado para a emissão do Defesa Civil Alerta, que foi executado com bastante sucesso, conforme avaliou.  “Esse grande exercício simulado no Acre envolveu toda uma ação de preparação para melhor preparar a população para enfrentar desastres, testar também todas as equipes estaduais, e locais e nacionais”.

 







The post Estado realiza simulado contra eventos climáticos extremos para aprimorar capacidade operacional da Defesa Civil appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreaprimorarCapacidadeCivilclimáticoscontradefesaestadoEventosextremosOperacionalParárealizasimulado

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.