quarta-feira, 16 setembro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Aos 100 anos de idade indígena Kaxinawá é atendido pela Polícia Civil em ação de cidadania no interior do Acre

08/05/2026
in Acre
Acre – Aos 100 anos de idade indígena Kaxinawá é atendido pela Polícia Civil em ação de cidadania no interior do Acre

O esforço logístico para levar cidadania aos pontos mais remotos do Acre alcançou um marco histórico nesta sexta-feira, 8. Em uma ação conjunta entre a Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) chegou aos municípios de difícil acesso, cruzando rios e florestas para atender quem mais precisa.

Ancião Kaxinawá de 100 anos recebe atendimento especial para emissão da CIN em Santa Rosa do Purus. Foto: cedida

Após uma semana de intensos trabalhos em Jordão e Santa Rosa do Purus, a equipe vivenciou um momento de profunda emoção. Entre os beneficiários do atendimento gratuito, estava o senhor Leôncio Salomão Tomasa Kaxinawá. Com o rosto marcado pelo tempo e a sabedoria de quem atravessou um século de história na Amazônia, o ancião de 100 anos de idade foi o centro das atenções ao atualizar seu registro civil.

Para as comunidades indígenas e ribeirinhas, a CIN não é apenas um documento, é a chave de acesso a direitos fundamentais, benefícios sociais e à própria dignidade perante o Estado. A presença dos peritos papiloscopistas em solo indígena reforça o compromisso do governo do Acre em eliminar as barreiras geográficas que isolam esses cidadãos.

“Estou muito contente que vocês vieram até aqui. A gente fica velho e o corpo cansa de viajar para longe atrás de papel. Agora, com esse documento novo, eu sinto que ainda existo para o mundo e que o meu povo está sendo visto. É um orgulho ter meu nome direitinho agora”, afirmou o senhor Leôncio Kaxinawá, com um sorriso sereno após coletar suas impressões digitais.

Mutirão de cidadania garante emissão da nova identidade para 2 mil pessoas em municípios isolados. Foto: cedida

O trabalho nos municípios isolados exige uma logística complexa, envolvendo transporte aéreo e fluvial para levar equipamentos de alta tecnologia a locais onde a energia e a internet são limitadas. Para o diretor do Instituto de Identificação da PCAC, Júnior César da Silva, atender o senhor Leôncio é o símbolo do sucesso da missão.

“Ver o senhor Leôncio, com seus cem anos de vida, recebendo o atendimento na sua própria região é a maior recompensa para a nossa equipe. O nosso objetivo é exatamente este: humanizar a segurança pública e garantir que nenhum acreano, por mais distante que more, seja esquecido. A CIN é um direito de todos, e o Estado não medirá esforços para chegar até eles,” destacou o diretor.

A força-tarefa em Jordão e Santa Rosa do Purus encerra esta etapa com um balanço expressivo de alcance social. No total, o governo do Acre ofertou 2 mil atendimentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), garantindo que uma parcela significativa da população local tenha acesso ao documento moderno e seguro.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AçãoAcreAnosaosatendidocidadaniaCivilIdadeIndígenainteriorKaxinawápelapolicia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.