A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (8) para discutir dados obtidos por meio de pesquisas científicas sobre pessoas e famílias em situação de rua no Brasil. O debate será realizado no plenário 9, às 10 horas.
A deputada Erika Kokay (PT-DF), que pediu a audiência, disse que uma das lutas mais antigas da população em situação de rua no Brasil diz respeito à sua inclusão nos censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Nos 12 censos já realizados no país, de 1872 a 2010, a população em situação de rua sempre foi desconsiderada e teve a sua existência silenciada e ignorada pelo governo brasileiro”, observou Kokay.
Segundo a deputada, levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que a população em situação de rua no Brasil cresceu em 2022.
“Em todo o País, mais de 180 mil pessoas moram na rua. Estima-se que 2.938
pessoas vivam nas ruas do Distrito Federal, segundo recente pesquisa
realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), divulgada em junho de 2022″, afirmou a deputada.
Debatedores
Confirmaram presença na audiência:
- pesquisador da UFMG e do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, André Luiz Freitas Dias;
- presidente da Codeplan, Jean Lima;
- representante do Observatório Nacional de População em Situação de Rua, Marcelo Pedra Martins;
- representante do Movimento Nacional de População em situação de Rua, Darcy da Silva Costa;
- representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (Núcleo Distrito Federal), Joana D’Arc Bazilio da Cruz;
- representante da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Cristiane Xavier de Souza; e
- conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e integrante da Comissão de Políticas Sociais e Desenvolvimento do Cidadão do CNJ, Mário Goulart Maia.
- Veja a relação completa de convidados