Com o objetivo de garantir a segurança e prestar contas à população, o governador Gladson Cameli assinou na tarde desta quinta-feira, 16, o Plano de Contingência para possíveis enchentes nos próximos meses.
O documento assinado por Cameli foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).
De acordo com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o coronel Carlos Batista, a expectativa de acordo com a previsão de análises é de que o Rio Acre não passe da cota de transbordamento esse ano.
“A Defesa Civil municipal entra em ação no caso de alguma enchente. O Estado proporciona por meio desse documento as ações que devem ser tomadas em caso de transbordamento. Além disso, nós intermediamos a situação com os municípios, para garantir o máximo de assistência possível em possíveis ocorrências”, disse.
O Estado encontra-se então preparado para executar os primeiros atendimentos se necessário.
“Queremos que os 22 municípios estejam cobertos com a presença do Estado. Nós reestruturamos toda a segurança pública, com novos concursos, reformas nos espaços físicos, nosso estado está cada vez mais pronto para atender e dar uma resposta rápida a desastres naturais”, frisou o governador Gladson Cameli ao assinar o documento.
O comandante geral do CBMAC, coronel Charles Santos, explica que grandes volumes de chuva nas cabeceiras do Rio Acre é que podem gerar uma possível enchente.
“Já temos um plano de ação em cada município do Acre, de acordo com a necessidade vamos entrar em ação. Temos unidades de monitoramento e alerta nos rios do estado, em caso de possíveis transbordamentos vamos comunicar as autoridades e agir de acordo com o plano de contingência”, contou.
Participaram da solenidade de assinatura ainda o secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia; o secretário de Casa Civil, Jonathan Donadoni; o secretário de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene; e a secretária de comunicação, Nayara Lessa.