Agentes do Programa Segurança Alimentar RS fiscalizaram nesta terça-feira, 25 de abril, quatro mercados no município de Bagé. Foi apreendida e inutilizada 1,4 tonelada de alimentos impróprios para consumo. Um dos locais não apresentou irregularidades, os demais foram autuados.
Conforme laudos expedidos durante a operação, as principais irregularidades encontradas foram produtos vencidos, sem procedência, armazenados de forma inadequada, alimentos fracionados e comercializados de forma indevida e estragados. Algumas peças de carne apreendidas, além de não terem procedência, também apresentavam alterações organolépticas (odor e textura) em decorrência da inobservância da temperatura adequada em que deveria ser armazenada. Ainda, foram recolhidas embalagens de álcool de venda proibida em mercados e soda cáustica.
A fiscalização ocorreu a pedido da promotora de Justiça de Bagé Marlise Martino Oliveira e contou com a presença do coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho; da titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon), Caroline Jacobs; policiais da Decon; servidores do Gaeco – Segurança Alimentar; da Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); Vigilância Sanitária Municipal de Bagé; e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).