A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) firmaram na noite desta segunda, 31, durante no espaço dedicado à Feira da Agricultura Familiar da Expoacre 2023 um termo de cooperação que vai garantir segurança alimentar e nutricional das famílias que mais necessitam.
Agora, os alimentos adquiridos diretamente dos produtores da agricultura familiar do estado pela Seagri, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, serão repassados diretamente às famílias mais necessitadas, ação que será implementada pela Sead.
O secretário adjunto da Seagri, Edvan Maciel, destaca que o termo vai fortalecer a agricultura familiar do estado, “além de criar renda e postos de trabalho no campo, ao mesmo tempo garantindo segurança alimentar aos mais necessitados, com alimentos de qualidade”, garante.
Nesse primeiro momento, serão investidos R$ 3milhões de reais do PAA, garantindo a venda da produção de 520 famílias. Além disso, para fomentar ainda mais a ação, será criada uma versão do Programa de Aquisição de Alimentos do governo do Estado.
A produtora Míriam Guimarães que trabalha com frutas e hortaliças no Pólo Hélio Pimenta, no município de Porto Acre, conta que iniciativas como esta mudam a vida dos produtores. “Graças a ações como essas, hoje nós temos uma vida melhor. Na nossa comunidade, hoje, tem gente com filhos fazendo faculdade e crescendo cada vez mais”, celebra.
Para o secretário de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Alex Carvalho, o programa é importante para quem vai receber e para quem produz. “De nossa parte, estaremos cadastrando as famílias para que todos que necessitam possam ser assistidos pelo programa”, pontua.