Foram retomados nesta quinta-feira, 7 de março, os encontros da Comissão Executiva do Protocolo Interpoderes sobre Justiça Restaurativa. Criado para auxiliar na solução de conflitos nos âmbitos judicial e extrajudicial, o grupo não realizava reuniões presenciais desde a pandemia de Covid-19.
A reunião aconteceu no Centro Administrativo do Estado (CAFF), em Porto Alegre, e foi coordenada pelo Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Fabrício Peruchin. Pelo Ministério Público, participa da Comissão o promotor de Justiça César Diefenbach, que esteve presente ao encontro.
A ideia é que os encontros, previstos para ocorrerem na primeira quinta-feira de cada mês, promovam a retomada de ações efetivas voltadas ao incentivo da cultura de paz, do diálogo e da solução consensual de conflitos. A primeira medida será a mobilização dos municípios e Secretarias de Estado para o desenvolvimento das ações.
Também participaram da reunião, representantes da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça Militar, Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça, Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), Secretaria do Sistema Penal e Socioeducativo e Secretaria da Educação.
Foto: Giovanni Disegna – ASCOM/SJCD