A Expoacre começa neste sábado, 31, e já promete ser uma edição repleta de inovações. Como maior feira de agronegócios do estado, cabe ao evento fomentar os negócios e estruturar o ambiente para as movimentações financeiras alcançarem patamares altos na economia do Acre. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura (Seagri) criou o aplicativo Agricultor Digital, uma ferramenta que vai facilitar a venda de hortifrútis e beneficiar diretamente o produtor. O lançamento será durante a feira.
A plataforma vai conectar diretamente agricultores a consumidores e comerciantes. Por meio dela, os produtores poderão listar sua mercadoria, permitindo que os consumidores façam compras de forma prática e rápida, sem a necessidade de intermediários. “Isso não só facilita o acesso aos produtos frescos, mas também promove uma relação mais direta entre quem produz e quem consome”, explica Thiago Alencar, diretor de Produção e Agronegócios da Seagri.
O anúncio do lançamento foi feito pelo secretário de Agricultura, José Luiz Tchê. Segundo o gestor, no parque de exposições os donos de bares e restaurantes já devem ser beneficiados com o aplicativo.
“Nesta feira, além da agricultura familiar, são mais de 50 produtores, com os da economia solidária. Mas a grande novidade vai ser a ‘Nossa Ceasa Digital’, fazendo com que a agricultura familiar que está lá e os bares e restaurantes se comuniquem por esse aplicativo. Tudo o que precisar, no restaurante, o dono vai tratar diretamente com o produtor, porque a intenção é tirar o atravessador. É um modelo que tenho certeza que vai dar certo, e quem vai ganhar com isso é o produtor e o consumidor”, garante.
O aplicativo foi desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Seagri. O projeto contou com uma equipe multidisciplinar, composta por desenvolvedores, especialistas em agricultura e representantes dos produtores, e levou 12 meses para ser concluído.
“A equipe se empenhou para criar uma solução ágil que atendesse rapidamente às necessidades do mercado, contribuindo para o fortalecimento econômico da agricultura familiar e promovendo um modelo de negócios mais sustentável”, completa Thiago Alencar.
Reduzir os intermediários nessa negociação, segundo o secretário, é garantir o aumento das vendas e também a satisfação de quem está comprando aquele produto.
“O produtor que está expondo sua produção, quando chega ao mercado consegue vender, mas tem que passar para o atravessador com um preço bem menor do que ele precisava. Tenho certeza que quem ganha com essa inovação é o consumidor, que vai comprar por um preço menor, e o produtor, que vai vender por um preço justo”, reforça.
O objetivo é incentivar a adesão de um grande número de produtores, especialmente da agricultura familiar, que são fundamentais para a economia local. A plataforma, lançada na maior feira de agronegócios, veio para ficar. A pretensão é expandir o alcance a esses produtores e fazer com que esse mercado esteja conectado.
“Os produtores receberam capacitação adequada para utilizar a ferramenta, o que foi essencial para garantir que possam explorar ao máximo as funcionalidades do aplicativo, aumentando sua eficiência nas vendas e melhorando a gestão de seus negócios”, completa o diretor.
Além de promover transparência e eficiência nas vendas, a ferramenta responde diretamente aos anseios do consumidor atual, que busca produtos frescos, de qualidade e com informações claras sobre sua origem.