O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), promoveu nesta quarta-feira, 29, em Rio Branco, o curso “Boas Práticas de Gestão e Atendimento Público” para os novos defensores públicos da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE). A capacitação foi ministrada pela diretora da OCA, Fran Brito, que compartilhou conhecimentos e práticas voltadas para a excelência e humanização no atendimento, além de gestão e liderança.
A iniciativa teve como objetivo preparar os novos defensores para a realidade do atendimento ao público, abordando temas como comunicação eficaz, empatia no atendimento, organização de fluxos e rotinas administrativas, estratégias para garantir eficiência e acolhimento no serviço prestado à população, além de ferramentas para uma abordagem humanizada na gestão de pessoas e liderança.
Fran Brito destacou a importância da capacitação. “A Defensoria Pública exerce um papel essencial na garantia de direitos e no acesso à justiça para a população. Foi uma honra sermos convidados para compor o curso de formação dos novos defensores do estado do Acre. Esse é um passo importante para que possam desempenhar suas funções com excelência e humanidade. Nosso foco foi proporcionar uma visão mais ampla sobre a importância do atendimento humanizado e da gestão eficiente de pessoas e processos, garantindo que cada cidadão seja atendido com respeito e qualidade”, afirmou a diretora da OCA.
O curso faz parte da formação que os defensores públicos estão participando ao longo do mês de janeiro. Na ocasião, a OCA foi convidada pela Defensoria Pública para contribuir com essa etapa de capacitação, trazendo sua expertise em gestão e atendimento ao público.
O defensor público Tiago Gonçalves ressaltou a relevância do curso para sua atuação profissional. “Eu achei o curso de extrema importância como iniciação para o cargo que vamos exercer. Saber lidar com o público externo, mas também com o público interno, porque nos preparamos durante anos para uma carreira, mas esquecemos do básico, que é o trato com as pessoas que vamos atender. Então, acho que o curso nos traz um pouco para essa realidade e também introduz aspectos da cultura do Acre, ajudando na nossa preparação como profissionais”, destacou.