Um total de 18 mulheres, algumas acompanhadas de filhos ou membros da família e outras sozinhas, fizeram-se presentes nesta quinta-feira, 20, na roda de conversa realizada na creche Amiguinhos de Jesus, localizada no Conjunto Novo Miritizal, no bairro Paraíso, em Cruzeiro do Sul. A iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), marcou o início das ações do projeto social Itinerante na Comunidade, que tem o objetivo de munir a sociedade de conhecimentos sobre políticas públicas de assistência social, saúde mental e autocuidado.
“Queremos alcançar famílias em situação de vulnerabilidade, de modo a levar ao conhecimento dessas pessoas os equipamentos sociais, ou seja, políticas destinadas ao fortalecimento da população local, com foco em minimizar os problemas sociais existentes. Vamos orientar e ouvir as pessoas, para, em seguida, realizar os encaminhamentos que lhes assegurem o acesso a políticas de assistência social e direitos humanos, saúde mental e autocuidado”, ratifica Caren Carvalho, gestora local da SEASDH.
A ação conta com a parceria do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/ AC), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), que deu apoio na cobertura do evento.

Um momento de instruir e cuidar de cidadãs acreanas, com realização de palestras, atividades lúdicas e sorteios. “O Creas se faz presente na ação para auxiliar essas mulheres, por meio de conscientização e prevenção a respeito dos valores que a figura feminina tem na comunidade e no seio familiar. Sabemos que muitas mulheres estão expostas ou são vítimas de qualquer tipo de violência, e, nesse sentido, entramos com palestras de cunho preventivo, para que adquiram conhecimento sobre os serviços que lhes dão assistência, como os de proteção, prevenção e autocuidado. Estamos, portanto, mostrando para as mulheres a importância que elas têm”, destaca a psicóloga Cíntia Sampaio, coordenadora interina do Creas, órgão de responsabilidade da gestão municipal.

As orientações sobre educação financeira supriram a carência da maioria das mães de família que participaram da ação. “Aqui, a mulher é o foco. Ela é protagonista nas relações de consumo. Por isso, hoje trouxemos orientações para que essas mulheres saibam como planejar e organizar o orçamento familiar, de modo a propiciar qualidade vida à sua família”, pontua a responsável pelo setor de Educação e Consumo do Procon no Juruá, Raimunda Elissandra da Rocha.
Conhecimento liberta
As reações de satisfação demonstradas pelas mulheres ali presentes gera uma certeza: o conhecimento liberta.
A maioria chegava ao pátio da creche com semblante e expressões de cansaço e desânimo. Mas, ao longo do desenvolvimento das atividades, a alegria substituía a tristeza, promovendo atitudes nobres e de empatia entre as participantes.

“Você é incrível”, proferiu Ozaneide da Silva Santos, 46 anos, ao se dirigir à participante Simone Lima de França, que retribuiu o gesto com um abraço.
“Um simples encontro que faz diferença na nossa vida. Cada uma de nós, que hoje se encontra aqui, tem sua história, e se reunir para compartilhar experiência ajuda a viver neste mundo tão difícil. Esse é um ato do bem, e daqui vou sair fortalecida”, declarou dona Ozaneide.
“Eu te amo, do fundo do meu coração”, externou com um largo sorriso no rosto Maria Santos da Silva, ao fixar os olhos na filha Luna Safira Lima.

“Às vezes, não paramos para tirar um tempo do nosso dia para realizar pequenos gestos como dizer ‘Eu te amo’, e, aqui, aproveitei a oportunidade para abrir o meu coração. Hoje aprendi muito. Espero que tenha outros momentos como esse, porque gosto de me envolver nessas atividades. Estou saindo mais leve e feliz, com a autoestima lá em cima”, afirma Maria.