Servidores das unidades de controle interno dos órgãos do Poder Executivo estadual participam, nesta terça-feira, 13, em Rio Branco, do curso Controles Internos e Auditoria Governamental, promovido pelo governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE/AC).
Com duração de três dias, a capacitação integra as ações estratégicas da CGE/AC para aprimorar a qualificação técnica dos servidores públicos e fortalecer os mecanismos de prevenção e mitigação de riscos na administração pública. A iniciativa também busca promover o aperfeiçoamento dos instrumentos de governança, ampliando a efetividade das ações de controle.
O curso tem como base a Instrução Normativa CGE nº 003/2023, que institui o Plano Anual de Auditoria e Controle (Paac), e o Manual de Auditoria Interna, utilizados como referência para padronizar e orientar a atuação das unidades de controle interno.

A controladora-geral do Estado, Mayara Lima, destaca a relevância da atividade para o fortalecimento da gestão pública: “A pedido do governador Gladson Camelí, estamos investindo na capacitação técnica dos servidores. Este curso é uma oportunidade estratégica para fortalecer a atuação das unidades de controle interno, alinhando metodologias e aprimorando práticas que impactam diretamente na boa governança, no combate à corrupção e na melhoria dos serviços públicos”, disse.
A capacitação é conduzida por Francisco Netto, especialista em administração pública, com ampla experiência em controle interno governamental. É autor publicado, certificado em compliance e anticorrupção, e foi controlador-geral do Estado de Rondônia.

Para a chefe da Unidade Central de Controle Interno da CGE, Vangela Maquiné, a capacitação é essencial para assegurar que os servidores atuem com eficiência na execução do Paac. “Mais do que oferecer conhecimento teórico, esse treinamento fortalece as ações de controle, contribuindo para a prevenção de falhas e a mitigação de riscos na administração pública”, afirmou.
Ao aprimorar as competências dos profissionais que atuam no controle interno, o Estado contribui para elevar a qualidade da gestão, impactando diretamente na melhoria dos serviços públicos, redução de desperdícios e maior segurança na aplicação dos recursos.

O chefe do Departamento de Controle Interno da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Lucas Araújo, também ressalta o benefício da formação: “O curso é fundamental para o aprimoramento do trabalho que já vem sendo realizado desde 2024. Com as diretrizes da Instrução Normativa nº 003/2023, surgiram novos desafios para os controles internos, e essa formação contribui diretamente para qualificar ainda mais a execução das atividades”.
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