Fiel se faz presente nas redes sociais e Corinthians lidera ranking de engajamento
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
A torcida do Corinthians não está presente só nas arquibancadas em 2017, quando a Arena em Itaquera atingiu a melhor média de público do Brasil, mas também nas redes sociais. O clube do Parque São Jorge é líder em engajamento de torcedores na internet, seja no Facebook, Twitter, Instagram ou Youtube. Foram mais de 20 milhões de interações durante o último mês de novembro, o melhor índice entre os times brasileiros.
A força do Corinthians se mostra em todos os seus perfis oficiais disponíveis na web. De acordo com dados do perfil DeporFinanzas, o clube atingiu 9.567.948 de interações no Instagram, além das 7.264.911 no Facebook, 1.742.950 no Twitter e 2.305.950 visualizações no seu canal no Youtube.
A soma destes índices dá ao Corinthians uma vantagem de mais de 5 milhões em relação ao segundo colocado Flamengo, que soma 15.281.029 interações nas redes sociais. A lista segue com Palmeiras (8.462.622), Grêmio (8.462.026) e São Paulo (5.338.844).
Vale lembrar que no último mês de junho, o Corinthians foi apontado como clube com mais interações no Facebook do mundo, com 11.3 milhões de seguidores no total. A equipe do Parque São Jorge deixou para trás nomes como os espanhóis Real Madrid e Barcelona, além do inglês Manchester United.
Leia também:Na mira do Corinthians, lateral de clube francês sinaliza retorno ao futebol brasileiro Corinthians e Vitória esfriam negociação por Tréllez; alternativas já são buscadas no mercado Neto se revolta com diretoria: ‘Estão investindo para o Corinthians cair???’
De fato, o engajamento com a torcida na internet é levado a sério no Corinthians. O próprio presidente Roberto de Andrade, na última quarta-feira, ressaltou a preocupação corinthiana com o andamento de seus perfis nas redes sociais – que é gerenciado por um departamento específico no clube.
“É grande (a importância). Nós damos uma importância grande, temos um departamento interno todo voltado para isso. O Corinthians teve ao longo de 2017 alguns momentos. Essas curtidas dependem do assunto, se tem mais um assunto mais relevante no Flamengo ele pode estar na frente. Uma ideia é que o Corinthians foi eleito com a melhor rede social de todos os clubes do mundo, e olha que estava participando a Mercedes da equipe de Fórmula 1, que ficou em segundo lugar”, disse Roberto de Andrade ao SporTV.
“O relacionamento e proximidade com a torcida é o caminho. Não é só com torcedor, mas para qualquer empresa que quer manter o relacionamento de sua base unida, e ao pé do clube tem que se fazer isso. Nós estamos fazendo grandes investimentos, contratamos uma empresa que está providenciando uma plataforma global onde vão todos as ferramentas que o Corinthians tem disponível ao torcedor, será tudo em uma plataforma só. A gente vai dar um avanço bem grande, porque ninguém tem isso”, completou.
Veja mais em:
Torcida do Corinthians.