Sob comando de Carille, Corinthians venceu dois títulos e atingiu segunda maior série invicta do clube
Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
2018 já está à porta. Na próxima quarta-feira (3), o Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava e dá início à pré-temporada do ano que vem, no qual lutará, entre outros títulos, pelo bicampeonato da Copa Libertadores da América. Antes disso, porém, é hora de relembrar os principais momentos de 2017.
O Meu Timão relembra neste sábado, antevéspera de Réveillon, tudo que rolou no ano em que o Corinthians conquistou seu 28º Campeonato Paulista e o heptacampeonato brasileiro. Das contestações ao trabalho de Fábio Carille ao retorno do veterano Danilo, passeie pelo vitorioso 2017 do Corinthians!
Leia também:Conquista da Copinha e eliminações precoces: confira a retrospectiva do Sub-20 do CorinthiansJogos, gols, assistências, cartões, rivais… todos os números do elenco do Corinthians em 2017
Início contestado
Carille (à dir.) em sua coletiva de apresentação, no Parque São Jorge
Meu Timão/Marco Bello
Nem mesmo o mais otimista dos corinthianos demonstrava confiança na temporada que viria. Ainda órfã de Tite, que havia deixado o Timão rumo à Seleção Brasileira, a Fiel viu a diretoria alvinegra apostar na efetivação do auxiliar Fábio Carille, à época desconhecido por muitos torcedores e por parte da imprensa. Com Carille já no comando, o Corinthians viajou aos Estados Unidos, onde voltou a disputar a Florida Cup. Pelo torneio, venceu o Vasco (4 a 1) e empatou com o rival São Paulo (0 a 0).
Valeu, Drogba
Drogba agradeceu Corinthians por interesse e desejou sorte ao clube em 2017
Reprodução
O Corinthians foi dono da maior novela ligada ao mercado da bola no mês de janeiro. Tudo porque negociou de fato a contratação do centroavante Didier Drogba, hoje com 39 anos. Após fazer uma proposta oficial pela estrela marfinense, a cúpula alvinegra enviou um emissário a Londres, na Inglaterra, a fim de fechar contrato. O desfecho positivo, no entanto, não ocorreu.
Vitória histórica sobre o Palmeiras
Jô comemora gol de vitória eletrizante sobre Palmeiras
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Na noite de 22 de fevereiro, Corinthians e Palmeiras protagonizaram o primeiro clássico de 2017 na Arena em Itaquera. A partida, que celebrou o centenário do Dérbi, ficou marcada por dois fatos: um erro crasso do árbitro Thiago Duarte Peixoto, que expulsou o volante Gabriel injustamente, e o gol marcado pelo centroavante Jô nos instantes finais.
Conquista do Paulistão
Goleiro Cássio ergue a taça de campeão paulista de 2017
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
No centésimo jogo da Arena Corinthians, que recebeu a primeira decisão da equipe em sua história, o Timão não deu margem ao erro, teve atuação segura e coroou a boa campanha ao longo do Campeonato Paulista. Méritos a Fábio Carille, que driblou a desconfiança da diretoria, as críticas da torcida e levou a chamada “quarta força” de São Paulo à 28ª taça estadual do clube. Na finalíssima, empate com a Ponte Preta por 1 a 1.
Eliminações
Corinthians caiu para o Racing nas oitavas da Sul-Americana
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Nem só de glórias viveu o Corinthians em 2017. Mesmo depois de voltar do Beira-Rio com 1 a 1 na bagagem, o Timão não foi páreo para o Internacional em Itaquera, voltou a empatar pelo mesmo placar no tempo normal e acabou eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis, por 4 a 3. Já na Copa Sul-Americana, novo revés, desta vez para o Racing, da Argentina, que avançou às quartas de final por ter marcado gol em São Paulo (1 a 1).
Invencibilidade
Em 2017, Corinthians alcançou segunda maior invencibilidade da história alvinegra
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Em 19 de agosto, após mais de 150 dias, o Corinthians voltou a perder uma partida – a primeira no Brasileirão. A invencibilidade de 34 jogos atingida pela equipe de Fábio Carille entrou para a história alvinegra como a segunda maior e motivou a diretoria a entregar uma placa comemorativa a cada profissional do elenco, incluindo membros da comissão técnica e demais envolvidos no departamento de futebol.
Invasão da Fiel
Fiel deu show em treino aberto na Arena Corinthians
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Na tarde de 4 de novembro, véspera do último clássico contra o arquirrival Palmeiras na temporada, a Fiel deu outro exemplo do porquê é chamada como tal. Ao menos 30 mil loucos invadiram a Arena Corinthians e apoiaram o Timão durante o treinamento comandado por Carille. Há quem entenda que o acontecimento foi imprescindível para o triunfo por 3 a 2 que fez o Timão praticamente consumar a conquista do Campeonato Brasileiro.
Selfie do Romero
Romero fez selfie após marcar gol no rival Palmeiras
Reprodução/TV
O primeiro gol corinthiano no Dérbi disputado na Arena foi marcado por Romero. Ao comemorar o tento, uma ação inusitada por parte do atacante paraguaio: ele pegou um celular, juntou seus companheiros e registrou o momento de euforia com uma selfie. Dentro de campo, como lembrado acima, deu Corinthians!
A taça é nossa!
Jô anotou dois gols diante do Fluminense
Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Solte o grito, Fiel! É heptacampeão!!! O Corinthians até assustou sua torcida, mas não deixou a oportunidade escapar: com dois gols de Jô e um de Jadson, o Timão venceu o Fluminense de virada, por 3 a 1, na Arena, e confirmou, com três rodadas de antecedência, seu sétimo título do Brasileirão. Hepta que fala, né?
Volta de Danilo
Danilo entrou no fim do jogo entre Corinthians e Fluminense
Reprodução/TV
Após mais de um ano sem jogar devido a duas graves fraturas na perna direita e diversas lesões musculares, Danilo enfim voltou a atuar pelo Corinthians. E não foi em uma partida qualquer: no fim da vitória frente ao Fluminense, o camisa 20 foi chamado por Carille para substituir Jô e fez a Arena Corinthians viver um momento inesquecível. Danilo entrou em campo, recebeu a faixa de capitão de Fagner e emocionou os quase 46 mil presentes em Itaquera.
Bônus Meu Timão: dez momentos mais marcantes do hepta
Veja mais em:
Heptacampeonato brasileiro, Melhores momentos, Campeonato Paulista, Títulos do Corinthians e Jogos Históricos.