Ao lado de Osmar Loss e Leandro da Silva, Fabinho é um dos auxiliares de Carille no Timão
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Campeão paulista e brasileiro, o Corinthians consolidou o esquema 4-2-3-1 em 2017. A mudança neste esquema tático para o 4-1-4-1 nesta temporada era um dos objetivos do técnico Fábio Carille, mas a ideia tomou novos rumos com a saída de titulares na atual janela de transferências. Auxiliar técnico do Timão, ao lado de Osmar Loss e Leandro da Silva, o ex-volante Fabinho comentou os planos do treinador para a equipe alvinegra e deixou em aberto a solução para a dúvida.
“Mudar o esquema era um assunto constante nas nossas reuniões de 2017, era um desejo do treinador ter outras alternativas. Só que você só consegue pensar nisso realmente quando souber quem sai e quem chega. Precisamos saber o que temos nas mãos. Sabíamos que seria difícil segurar alguns atletas que despontaram”, afirmou Fabinho ao GloboEsporte.com.
Ao todo, três jogadores titulares em 2017 deixaram o Corinthians. São eles: o lateral-esquerdo Guilherme Arana, vendido para o espanhol Sevilla, o zagueiro Pablo, que estava emprestado pelo Bordeaux, da França, que não acertou sua permanência com a diretoria, e o centroavante Jô, que seguiu para o Nagoya Grampus, do Japão.
Leia também:Corinthians tem programação definida para Florida Cup; veja compromissos Problema de um ano atrás com Pablo pode se repetir com Henrique na chegada ao Corinthians Corinthians já tem três novos titulares, mas tudo ainda pode (e deve) mudar; entenda
Na temporada passada, a linha defensiva corinthiana foi formada por Fagner, Balbuena, Pablo e Arana, além do goleiro Cássio. Com o 4-1-4-1, Carille tinha como ideal dar mais entrosamento à linha de quatro atletas. A saída de dois pilares desta formação colocaram dúvida no técnico sobre o meio campo, e o Timão pode ser escalado com um volante e quatro meias ou com dois volantes e três meias nesta temporada.
Até o momento, o Corinthians tem três reforços para 2018: o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, o volante Renê Júnior e o atacante Júnior Dutra. O primeiro deve assinar contrato nos próximos dias, enquanto o segundo e o terceiro já foram apresentado.
O Corinthians já entra em campo na próxima quarta-feira, contra o PSV, da Holanda, pela primeira partida da Florida Cup, nos Estados Unidos. No Campeonato Paulista, a estreia está marcada para o dia 17, contra a Ponte Preta, no estádio do Pacaembu.
Veja mais em:
Fábio Carille, Elenco do Corinthians e Treino do Corinthians.