terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo e Poder Judiciário montam estratégias para atendimento à mulher vítima de violência

08/11/2022
in Acre
Acre – Governo e Poder Judiciário montam estratégias para atendimento à mulher vítima de violência

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou, nesta terça-feira, 8, uma reunião de alinhamento para tratativas do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, uma triagem que auxiliará na identificação da violência contra a mulher no estado do Acre.

O encontro, solicitado pelo Tribunal de Justiça do Acre, com a representação da desembargadora Eva Evangelista, que dirige o Programa de Enfrentamento à Violência contra a mulher, ocorreu no gabinete da secretária adjunta, Márdhia El-Shawwa, onde foram discutidas estratégias que viabilizem e facilitem a utilização do Formulário de Risco nos inquéritos de violência contra a mulher.

Reunião de alinhamento para tratativas do Formulário Nacional de Avaliação de Risco. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Márdhia El-Shawwa salientou que a proteção da mulher vítima de violência sempre será uma prioridade para a secretaria, e acrescentou: “É de extrema importância a criação de meios que possibilitem que essa violência seja diminuída no nosso estado”.

O formulário em questão faz parte de um plano do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do Acre para uso nas delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O recurso contará com informações da mulher, apresentando opções para a identificação de abusos sofridos, permitindo, assim, conhecer a necessidade jurídica da vítima.

“O documento, preenchido pela vítima, será uma forma de acolhimento à mulher, e vai identificar sua violência e permitir que os trâmites judiciais sejam tomados, pois não conhecemos essas mulheres, não sabemos a vida que levam, mas o formulário vai fornecer essas informações”, explica a desembargadora Eva.

Desembargadora Eva Evangelista, dirigente do Programa de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Na ocasião, o diretor do Departamento de Polícia da Capital e do Interior, delegado Nilton Boscaro, parabenizou o CNJ e todos os envolvidos em desenvolver um trabalho de segurança e acolhimento à mulher. O chefe da Diretoria de Tecnologia e Informação do Tribunal de Justiça do Acre, Samuel Araújo, destacou também a importância do formulário digital para montagem de um banco de dados que fornecerá informações como o nome do agressor, da vítima e até a violência praticada. “O formulário possibilitará a reunião de dados e estatísticas que serão estudadas para a criação de medidas preventivas contra a violência da mulher”, disse Samuel.

Estavam presentes o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Acre, José Henrique Maciel Ferreira; a delegada da Deam, Elenice Frez; representantes da diretoria de Tecnologia e Informação do Tribunal de Justiça do Acre, Kennedy Luiz e João Evangelista; e o chefe do Departamento de Modernização, Tecnologia da Informação e Comunicação da Sejusp, Alexandre Nascimento de Souza.

Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp
Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp
Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Agência Acre

Tags: AcreAtendimentoestratégiasGovernoJudiciáriomontamMulherParáPoderviolênciavítima

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.