segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Workshop de Gestão Documental explica nova lei que regulamentará o setor e parceria com Projeto Catar

23/03/2023
in Acre
Acre – Workshop de Gestão Documental explica nova lei que regulamentará o setor e parceria com Projeto Catar

Por Ingrid Andrade

A Secretaria de Estado de Administração (Sead), buscando fortalecer a rede de instituições arquivistas públicas e assegurar a adequada gestão dos documentos, realizou um workshop com o objetivo de informar a nova forma correta de eliminação dos documentos desnecessários à administração, visando o cumprimento da nova lei, em parceria com o Projeto Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Acre (Catar) para esse descarte.

Objetivo é gerar economicidade ao Estado. Foto: Ascom Sead

Os arquivos públicos são formados por conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas. Assim, considerando a produção, a classificação, o uso, a destinação, o acesso e a preservação de arquivos públicos, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), o Workshop de Gestão Documental.

O evento contou com a participação de todos os órgãos da administração direta e indireta do Estado do Acre. A capacitação explicou um projeto de lei que se encontra na Assembleia Legislativa em fins de aprovação e que regulamentará a gestão documental no Estado. Publicada a lei, será lançado um decreto limitando o tempo de uso e descarte dos documentos, de acordo com a tabela de temporalidade.

“A tabela de temporalidade determinará, de forma simples, o prazo de vencimento de cada documento, considerando que existe um acúmulo de documentos ocupando espaços físicos em várias instituições, talvez, com a maioria de papéis que já possa ser descartada. Além do mais, para uma possível digitalização, o fato de digitalizar somente o necessário gerará economia ao Estado”, argumentou Samara Raquel, Diretora de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivista (Dirpap/Sead)

A parceria que está sendo firmada entre o governo do Estado, por meio da Sead, e o Projeto Catar ajudará nos descartes que serão gerados com a eliminação correta dos documentos desnecessários. Deste modo, a gestão documental estadual estará atrelada às questões sociais e ambientais, gerando um ganho para toda a sociedade.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreCatardocumentalexplicagestãoLeiNovaparceriaprojetoregulamentaráSetorworkshop

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.