domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo do Acre lança Operação Shamar 2023 de combate à violência contra mulher e feminicídio

21/08/2023
in Acre
Acre – Governo do Acre lança Operação Shamar 2023 de combate à violência contra mulher e feminicídio

As Forças de Segurança Pública do Acre deram início, nesta segunda-feira, 21, à Operação Shamar. Articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério das Mulheres e Secretaria Nacional de Segurança Pública, a ação busca o combate da violência doméstica contra a mulher e do feminicídio.

Lançamento da Operação Shamar, que integra forças de segurança pública no combate à violência contra mulheres. Foto: Felipe Freire/Secom

No estado, a ação nacional  integrada será executada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio das polícias Civil e Militar, através da Patrulha Maria da Penha e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), de 21 de agosto a 15 de setembro, em todos os municípios do estado.

Reforço de efetivo policial será direcionado para ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica. Foto: Felipe Freire/Secom

O lançamento aconteceu nesta segunda, 21, pela manhã, na sede da Sejusp, e contou com a presença da vice-governadora Mailza, do secretário da Sejusp, José Américo Gaia, e de membros da Segurança Pública do Estado.

Lançamento aconteceu nesta segunda, 21, pela manhã, na sede da Sejusp Foto: Felipe Freire/Secom

“Estamos trabalhando integrados com o governo federal e contamos com todo o apoio da Segurança Pública, por meio da Sejusp. Temos atuado com implantação de políticas públicas e ferramentas para ajudar nosso estado. Nesse período, teremos uma demonstração de que, juntos, a efetividade das nossas ações  será maior”, disse Mailza.

Gaia reforçou que as forças de segurança trabalham unificadas no combate à violência contra mulheres. Foto: Felipe Freire/Secom

Gaia ressaltou a união no enfrentamento à violência contra mulheres. “A parte prática das políticas públicas para mulheres tem sido nossa prioridade numa ação voltada para combate à violência enfrentada pelas mulheres. Essa integração e interiorização das ações vem para dar um basta nessa situação”, pontuou.

Na ocasião, o secretário anunciou que o governo federal garantiu R$ 2 milhões, que já estão nas contas do Estado, para o enfrentamento à violência contra mulher e ao feminicídio.

Gaia reforçou que todas as forças de segurança estão empenhadas no combate à violência feminina e anunciou R$ 2 milhões do Governo Federal para investimentos em ações. Foto: Felipe Freire/Secom
Gaia ressaltou a união no enfrentamento à violência contra mulheres Foto: Felipe Freire/Secom.

O reforço de efetivo policial será direcionado para ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas.

“Levar esse reforço é garantir efetividade das nossas ações preventivas”, disse a diretora operacional da Polícia Civil, coronel Marta Renata. Foto: Felipe Freire/Secom

Participaram do lançamento o comandante da Polícia Militar do Estado do Acre (PM/AC), Luciano Dias Fonseca; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Charles da Silva Santos; o delegado de Polícia Civil (PC/AC), Marcos Frank; a diretora operacional da PM/AC, Marta Renata; o diretor operacional da PC/AC, delegado Pedro Buzoline; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Priscila Siqueira; o presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Alexandre Nascimento; e Luzelândio de Freitas, que representou o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE).

Shamar

A operação recebeu o nome “Shamar” devido à origem hebraica da palavra, que significa ato de guardar, vigiar ou proteger. O objetivo da operação é conscientizar a sociedade quanto à prevenção da violência contra a mulher, por meio de mobilização social e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência contra a mulher, além de fomentar denúncias.

A finalidade da ação é a proteção desse grupo vulnerável. A operação termina no dia 15 de setembro, somando 26 dias.

Canais de denúncia

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada, ou ligar para o 190, ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, pelo número 180.

O Ligue 180 é a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, que presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. As denúncias podem ser feitas tanto pelas mulheres, como por testemunhas da violência.

À disposição estão também o 190 da PM/AC e o telefone de contato direto com o Batalhão Maria da Penha, por meio dos números (68) 99609-3901; (68) 99611-3224; (68) 99610-4372 e (68) 99614-2933.

Para fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher, o governo do Acre criou a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deam), em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul.

O que disseram

“Temos um efetivo que vai se deslocar para as quatro regionais do estado para apoiar as delegacias que têm um efetivo mais reduzido. Na capital, iremos apoiar à Deam. Agradecemos à Sejusp, ao governo do Estado e a todos os envolvidos nessa ação”, diretor operacional e delegado da Polícia Civil, Pedro Buzoline.

“Muito oportuno em agosto, mês de conscientização de combate à violência contra mulher. Temos um papel muto importante na construção dessa cultura não violenta. Por meio da Patrulha Maria da Penha, que temos nos oito batalhões, estamos presentes em todo o Acre. Oferecemos palestras de conscientização, capacitação e acompanhamento de mulheres protetivas. Levar esse reforço é garantir efetividade das nossas ações preventivas”, diretora operacional da Polícia Civil, coronel Marta Renata.

“Com a Operação Shamar vamos interiorizar nossas ações e potencializar nosso objetivo, que é o combate à violência feminina no Acre l”, diretor operacional da Sejusp, delegado Marcos Frank.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrecombatecontraFeminicídioGovernolançaMulheroperaçãoShamarviolência

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.