sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Projeto cria política nacional com foco na assistência a pessoas alérgicas – Notícias Câmara dos Deputados

08/03/2024
in Política
Projeto cria política nacional com foco na assistência a pessoas alérgicas – Notícias Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Célio Silveira: algumas pessoas podem manifestar reações anafiláticas graves

O Projeto de Lei 329/24 institui a Política Nacional de Conscientização e Assistência às Pessoas Alérgicas, tendo como um dos objetivos garantir atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS) com métodos para diagnóstico e tratamento integral. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

A política terá ainda como objetivos:

  • a criação de centros de atendimento para pacientes com alergia, incluindo acesso a consultas, exames e tratamento;
  • atendimento multidisciplinar;
  • acesso à adrenalina auto injetável para as pessoas anafiláticas, conforme definido em regulamento;
  • campanhas de divulgação e conscientização sobre alergias; e
  • ações de inclusão, ensino e treinamento para pacientes familiares e cuidadores.

O texto obriga escolas públicas e privadas a garantir a alunos alérgicos os cuidados necessários para participar regularmente das atividades letivas. Prevê ainda que os alimentos oferecidos aos alunos sejam preparados de maneira a evitar contaminações cruzadas. Por fim, determina que nenhum estabelecimento poderá recusar a matrícula de aluno alérgico nem negar cuidados em caso de crises alérgicas.

Dados
Autor do projeto, o deputado Célio Silveira (MDB-GO) cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) segundo os quais existem cerca de 300 milhões de pessoas no mundo com asma; 250 milhões com alergia alimentar; 400 milhões com rinite; e um décimo da população mundial tem algum tipo de alergia a remédios.

“Ao entrar em contato com a substância alergênica, o indivíduo pode desenvolver espirros, urticária, edemas, coceira e distúrbios abdominais, como diarreia e vômitos. Dentre as pessoas que têm alergias, algumas podem manifestar reações anafiláticas graves, necessitando de ações imediatas, com injeção de adrenalina e suporte hospitalar urgente“, observa Silveira.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  • Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Câmara dos Deputados

Tags: alérgicasassistênciaCâmaracriadeputadosdosFoconacionalnotíciaspessoaspoliticaprojeto

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.