sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Estado e Tribunal de Justiça avançam nas tratativas de criação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – Noticias do Acre

18/07/2024
in Acre
Acre – Estado e Tribunal de Justiça avançam nas tratativas de criação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – Noticias do Acre

Uma reunião nesta quinta-feira, 18, envolvendo o governo do Acre e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) marcou o avanço nas tratativas para a criação e implantação de uma nova metodologia no sistema prisional acreano, a partir da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Projeto Apac visa o cumprimento de pena de forma humanitária e inclusiva, e seguindo as matrizes do CNJ no Programa Pena Justa. O reeducando irá cumprir sua pena, mas ele também vai receber uma capacitação. Foto: Felipe Freire/Secom

A vice-governadora Mailza Assis, também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) em exercício, falou da importância da criação da associação.

“Fico esperançosa com essa iniciativa do Tribunal de Justiça, e nós somos parceiros na busca por  soluções a um problema grave, o do sistema prisional. A Apac vem como um alento para esses sujeitos, que tanto precisam dessa atenção, de forma humanizada, focada na ressocialização”, destacou.

“Saímos daqui com a boa expectativa de que em breve a associação estará funcionando. A reunião foi bastante proveitosa, com a participação de todos, trazendo informações, dados, e de forma que já estamos no caminho de implantação”, disse Mailza. Foto: Felipe Freire/Secom

A ação da Apac segue em conformidade com as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fortalecer a política de ressocialização no país.

“Essa é uma proposta que podemos, sem medo, investir. Isso desafoga a justiça, melhora, claro, as políticas do Estado e, acima de tudo, promove a dignidade à pessoa humana. A SEASDH está pronta para contribuir no que for necessário, assim como nossa equipe e  secretarias do Estado”, disse. 

Metodologia Apac visa o resgate da autoestima, com a prática de cursos e a reintegração ao mercado de trabalho para as reeducandas e reeducandos, explicou a presidente do TJAC. Foto: Felipe Freire/Secom

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, falou do objetivo de implantação dessa metodologia: “Queremos implantar um modelo de ressocialização com visão mais humanitária para os condenados. Estamos unidos para reformular as práticas na execução penal e dar esperança para essas pessoas. Com esses parceiros, vamos  trazer os cursos profissionalizantes, apoio da sociedade, das federações, dos empresários. Uma nova possibilidade a essas pessoas que se perderam no caminho, mas que podem ter suas vidas mudadas e recomeçar”, destacou.

A iniciativa tem parceria com o Ministério Público estadual, a Secretaria de Justiça e Segurança e Segurança Pública (Sejusp), a Defensoria Pública  do Estado do Acre (DPE/AC) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Reunião para implantação do grupo de trabalho envolve diversas instituições. Foto: Felipe Freire/Secom

A Apac é uma ferramenta nova para o Acre e envolve participação dos três poderes. Após a implementação, o Acre será o terceiro estado do Norte a adotar a metodologia, somando, assim, aos 68 que já estão em funcionamento no Brasil.

O presidente do Iapen, Marcos Frank, falou dos avanços da proposta. “Já avançamos no projeto arquitetônico do espaço e definindo a quantidade de pessoas que irão participar. Estamos num ensaio do projeto piloto e, com essas parcerias, avançamos muito”, enfatizou.

Também participaram da reunião o vice-presidente do TJAC, Luiz Camolez; desembargadores Eva Evangelista, Waldirene Cordeiro, Samuel Evangelista;  o coordenador Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado do Acre, desembargador Francisco Djalma, e membros do Judiciário.

A Apac não visa a despenalização. Os cumpridores de pena vão cumprir suas medidas, mas dentro do espírito de humanidade.

O que é a Apac?

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com patrimônio e personalidade jurídica próprios e tempo de duração indeterminado. Cada Apac é autônoma – jurídica, administrativa e financeiramente. Amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, tem seu estatuto resguardado pelo Código Civil e pela Lei de Execução Penal  nº 7.210/84.

As Apacs são filiadas à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), órgão coordenador e fiscalizador das Apacs, reconhecidamente de utilidade pública, que tem a função de orientar, assistir e manter a unidade de propósitos das associações. A metodologia Apac visa o resgate da autoestima, com a prática de cursos e a reintegração ao mercado de trabalho para as(os) reeducandas(os).

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreaosassistênciaAssociaçãoAvançamcondenadoscriaçãoestadojustiçanasnotíciasproteçãotratativasTribunal

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.