sábado, 29 novembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Idaf prorroga prazo para Declaração de Rebanhos e reforça campanha de vacinação contra a brucelose no Acre

28/11/2025
in Acre
Acre – Idaf prorroga prazo para Declaração de Rebanhos e reforça campanha de vacinação contra a brucelose no Acre

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), prorrogou, por meio da Portaria IDAF Nº 532, de 25 de novembro de 2025, o prazo para a realização da Declaração Anual de Rebanhos em todo o estado. Os produtores rurais têm até 31 de dezembro de 2025 para atualizar as informações sobre seus animais.

Para cumprir a exigência, o produtor deve comparecer ao escritório do Idaf mais próximo de sua propriedade e realizar a atualização cadastral obrigatória.

Idaf considerou ampliar a adesão dos produtores rurais e assegurar o cumprimento das metas estabelecidas pelo Instituto. Foto: Ascom/Idaf

A declaração abrange espécies como bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, aves (comerciais e de subsistência), animais aquáticos, abelhas e demais espécies de importância econômica para o agronegócio acreano. A medida reforça as ações de defesa agropecuária e contribui diretamente para o controle de doenças e para o ordenamento do trânsito animal no estado.

De acordo com Renan Viana, coordenador do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Peefa), a declaração é fundamental para o planejamento das ações sanitárias.
“A Declaração Anual de Rebanho é um instrumento essencial para o controle sanitário, pois nos permite acompanhar a realidade do campo e direcionar estratégias de prevenção, vigilância e resposta rápida a possíveis ocorrências de doenças”, destacou.

Declaração abrange espécies como bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, aves (comerciais e de subsistência), animais aquáticos, abelhas e outras espécies. Foto: Ascom/Idaf

Nesta etapa, os produtores também devem registrar a vacinação obrigatória contra a brucelose em fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade. O registro deve ser realizado até 31 de dezembro, data de encerramento da campanha.

O coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, o médico-veterinário Jean Carlos Torres, reforçou a importância do cumprimento das obrigações sanitárias.
“A participação do produtor é indispensável para manter o Acre com um status sanitário seguro. Tanto a declaração de rebanhos quanto a vacinação contra a brucelose garantem organização, transparência e segurança na movimentação dos animais, fortalecendo todo o setor produtivo”, afirmou.

Declaração é fundamental para a sanidade e controle das doenças animais, a garantia do status sanitário do estado. Foto: Ascom/Idaf

O Idaf alerta que o não cumprimento do prazo pode gerar multas, bloqueio da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias, impactando diretamente a comercialização e o transporte dos rebanhos.

The post Idaf prorroga prazo para Declaração de Rebanhos e reforça campanha de vacinação contra a brucelose no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcrebrucelosecampanhacontradeclaraçãoIdafParáprazoprorrogarebanhosreforçavacinação

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.