A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. O debate foi pedido pelo deputado Capitão Alden (PL-BA).
Ele criticou documento com sugestões para o próximo PNE elaborado na última Conferência Nacional de Educação, realizada em janeiro. Segundo Alden, o texto promove um discurso de ódio contra o conservadorismo, o homeschooling e o agronegócio.
“O conteúdo dessa proposta deixa clara a intenção de combater o pensamento conservador e desconsidera a vontade e a educação transmitida pelos pais aos seus filhos, transformando as salas de aula em ambientes políticos e de doutrinação ideológica”, lamentou o deputado.
A Conferência Nacional de Educação 2024 aprovou contribuições para um projeto de lei que será encaminhado ao Congresso com o PNE dos próximos dez anos. Foi elaborado o documento “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, que foi entregue ao Ministério da Educação.
A reunião ocorre às 10 horas, em local a ser definido.