domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Estado realiza 3ª Oficina do projeto Fortalece SES para aprimorar políticas de combate à mortalidade materno-infantil

06/05/2025
in Acre
Acre – Estado realiza 3ª Oficina do projeto Fortalece SES para aprimorar políticas de combate à mortalidade materno-infantil

Com o objetivo de aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promove nesta terça-feira, 6, e quarta-feira, 7, a 3ª Oficina do projeto “Fortalecimento da Função Gestora da SES na Consolidação do SUS” (Fortalece SES). A iniciativa ocorre na faculdade Estácio, em Rio Branco.

Essa é a terceira edição da oficina, que visa reforçar políticas de combate à mortalidade materno-infantil. Foto: Felipe Souza/Sesacre

A oficina é realizada com o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), e em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), instituição de referência nacional.

O projeto tem como foco central o aperfeiçoamento da elaboração, do monitoramento e da avaliação dos planos estaduais de saúde, buscando garantir maior coerência com o planejamento regional e alinhamento com as diretrizes nacionais. A expectativa é que esse processo contribua para tornar as ações de saúde mais eficazes e adaptadas às reais necessidades da população acreana.

O público-alvo da oficina inclui técnicos da Sesacre, representantes das Coordenações Regionais de Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde (CES-AC) e do Ministério da Saúde.

Oficina contou com a participação de representantes de todas as regionais de saúde do Acre. Foto: Felipe Souza/Sesacre

Segundo a interlocutora do projeto, Priscylla Aguiar, o oferta das oficinas vem acontecendo de forma corriqueira: “O Fortalece SES é uma iniciativa do Proadi-SUS que tem como objetivo fortalecer a gestão estadual por meio de ações estratégicas voltadas ao monitoramento, avaliação e planejamento. No Acre, o foco tem sido em ações direcionadas à redução da mortalidade materno-infantil, uma das prioridades do governo”.

Interlocutoras Priscylla Aguiar e Mariana Uchôa, à esquerda e à direita, respectivamente. Foto: Felipe Souza/Sesacre

Durante os dois dias de atividades, os participantes contam com a mediação do facilitador Everton Lopes, representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que conduz discussões e atividades práticas voltadas à qualificação da gestão pública em saúde.

Everton Lopes é facilitador do projeto Fortalece SES. Foto: Felipe Souza/Sesacre

Combate à mortalidade materno-infantil

Dentro do projeto Fortalece SES, a Sesacre definiu como foco prioritário a redução da mortalidade materno-infantil. A escolha reflete a preocupação do Estado em enfrentar esse desafio de saúde pública.

De acordo com a secretária Adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Cristina Moraes, o enfrentamento da mortalidade materna e infantil exige planejamento estratégico, integração entre as redes de atenção e ações baseadas em evidências.

“O Estado vem trabalhando incansavelmente para reduzir os índices de mortalidade materno-infantil e esse empenho vem dando certo. Temos muito que avançar ainda, mas o movimento que fazemos em conjunto ganha cada vez mais força e, assim, colhemos resultados positivos de forma mais célere”, destacou Ana Cristina.

Em sua fala, Ana Cristina pontuou a importância do pré-natal. Foto: Felipe Souza/Sesacre

Com isso, o fortalecimento da função gestora busca garantir maior eficácia nas políticas públicas voltadas ao cuidado com gestantes, puérperas e crianças, desde o pré-natal até os primeiros anos de vida.

A expectativa é de que, por meio da qualificação da gestão e do planejamento em saúde, o Estado possa implementar medidas mais efetivas, contribuindo para a melhoria dos indicadores e para a proteção da vida de mães e bebês no Acre.

Oficina será finalizada na tarde de quarta-feira. Foto: Felipe Souza/Sesacre

O facilitador do projeto, Everton Lopes, ressaltou: “A Oficina 3 tem como objetivo identificar a priorização do problema escolhido e transformá-lo em pauta de discussão técnica, por meio da construção da Árvore de Problemas. Esse trabalho merece ser reconhecido pela gestão, considerando o diferencial que o empenho da equipe tem agregado ao projeto”.






The post Estado realiza 3ª Oficina do projeto Fortalece SES para aprimorar políticas de combate à mortalidade materno-infantil appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: 3ªAcreaprimorarcombateestadofortalecematernoinfantilMortalidadeoficinaParápolíticasprojetorealizaSES

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.