sexta-feira, 6 fevereiro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Parceria entre Iapen, SEASDH e Tribunal de Justiça garante kits de higiene a detentas da Unidade Feminina de Rio Branco

04/02/2026
in Acre

Com o objetivo de proporcionar ciclos menstruais dignos, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), recebeu do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), nessa terça-feira, 3, 200 kits de higiene pessoal para mulheres privadas da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco.

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, destacou a importância do Estado em proporcionar um melhor acolhimento às detentas, por meio das igrejas e de outras instituições parceiras. “Nós temos, de fato, um governo que tem um olhar atento às necessidades das mulheres privadas de liberdade, e a parceria com as igrejas e outras instituições só acrescenta para proporcionar um melhor acolhimento e bem-estar para as detentas.”

A diretora da unidade, Jamília Silva, explica que o estado garante esse direto às custodiadas, mas disse que é grande a carência das mulheres em relação às visitas de familiares, por isso é essencial essa atenção também por parte de parceiros como o judiciário e, também, de projetos desenvolvidos nas prisões.

“Por se tratar de mulheres, há mais carência em relação às visitas do que no masculino. Elas são fragilizadas, a família abandona, os companheiros abandonam, as mães ou as tias não conseguem vir trazer alguma coisa, por uma situação ou outra pelo fato de estarem cuidando dos filhos delas. Então, o recebimento desse kit de higiene para elas é muito importante e ajuda a colaborar com a saúde pessoal delas.”

Entrega de kits de higiene pessoal a detentas do presídio de Rio Branco
Foram arrecadados produtos como sabonete, xampu, condicionador, creme dental, escovas de dentes e absorventes. Foto: Lucas Gaia/Iapen

Nágila Rocha, representante da Diretoria de Assistência Social e Direitos Humanos da SEASDH, destacou que a entrega desses kits reforça o compromisso do governo do Estado do Acre com o cuidado e também com a dignidade da pessoa humana. “É um trabalho mais humanizado para essas mulheres que estão aqui”, acrescentou.

A juíza de Direito Louise Kristina, auxiliar da Presidência e coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cosiv), também participou do ato de entrega dos itens de higiene pessoal às detentas. Foram arrecadados produtos como sabonete, shampoo, condicionador, creme dental, escovas de dentes e absorventes.

“Esses kits de higiene são muito importantes para as mulheres privadas de liberdade, pois honra a dignidade humana”, reforçou a vice-presidente do TJAC e coordenadora da Infância e Juventude (Coinj), desembargadora Regina Ferrari.

Vice-presidente do TJAC e coordenadora da Coinj, desembargadora Regina Ferrari participou da entrega do kits as detentas
Vice-presidente do TJAC e coordenadora da Coinj, desembargadora Regina Ferrari participou da entrega do kits as detentas. Foto: Lucas Gaia/Iapen

Para fortalecer ainda mais a dignidade menstrual das detentas, o Iapen recebeu ainda a doação de 370 pacotes de absorventes da Igreja Universal de Rio Branco. “Essa ação representa cuidado e respeito para muitas mulheres, mostrando que pequenos gestos podem gerar grandes transformações, seguimos firmes no propósito de ajudar o próximo e levar esperança, pois acreditamos que servir é uma das maiores demonstrações de amor”, acrescentou Wesley Ferreira, pastor da Universal e responsável pelo trabalho nos presídios pela igreja.

Para fortalecer ainda mais a dignidade menstrual das detentas, o Iapen recebeu a doação de 370 pacotes de absorventes da Igreja Universal de Rio Branco. Foto: Antonio Moura/Iapen

O diretor de Reintegração Social, André Vinicius Assis, falou sobre a importância de parcerias como essa: “Essa parceria com a Igreja Universal é muito importante, tendo em vista que também faz parte de um papel de ressocialização dentro das unidades penitenciárias. Nós somos sabedores de que a religião é importantíssima para esse processo de ressocialização. E nós somos muito gratos às igrejas, não somente à Universal, mas a todas aquelas que fazem um papel de aconselhamento, um papel religioso dentro das unidades prisionais”.

A detenta A. F. L, que cumpre pena na Unidade Feminina de Rio Branco, disse que o sentimento é de acolhimento. “É muito importante, porque no nosso caso, a maioria não recebe visita. Então isso é muito bom pra gente saber que não estamos abandonadas”, disse a beneficiada.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreBrancoDetentasEntreFemininagaranteHigieneIapenjustiçaKitsparceriarioSEASDHTribunalUnidade

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.