6.6 mil
visualizações
130 comentários
Comunicar erro
Enquanto Pedrinho deve ganhar cada vez mais espaço, Sheik vive seus últimos dias de Corinthians
Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O vice-campeonato da Copa do Brasil não deve mudar os planos do Corinthians para a próxima temporada. Mesmo ainda precisando se livrar das chances de queda, o clube já trabalha com o foco em renovar o plantel. Para isso, é claro, estão previstas saídas e chegadas.
Entre os nomes que devem deixar o CT Joaquim Grava, aparecem atletas com vasta experiência: casos dos ídolos Danilo e Emerson Sheik, e do zagueiro Vilson, que não devem ter seus contratos renovados.
Leia também:Corinthians obtém a maior renda da história da Arena em derrota na final da Copa do Brasil Agora sem o título, Jair Ventura precisa melhorar todos seus números no Corinthians Realidade bate à porta do Corinthians: luta contra o rebaixamento e quase fora da Libertadores 2019
Na contramão disso, as chegadas tendem a ser amplamente dominadas por jogadores de pouca idade e projeção de evolução futura, como Gustavo Mosquito, que chegou após fim de contrato com o Coritiba e já treina com o elenco alvinegro.
Junto dos jovens reforços, o Timão já conta com uma base de média de idade bem baixa, inclusive no time titular. Exemplos disso não faltam como Léo Santos, Pedrinho, Douglas, Mateus Vital, Thiaguinho, Ángelo Araos e Sergio Díaz.
O planejamento visando a juventude não é de hoje, muito menos idealizado por Jair Ventura. As contatações de baixo custo e com potencial de evolução são tratadas como foco desde que Andrés Sanchez reassumiu o clube. Em março, por exemplo, Fábio Carille falou ao Meu Timão sobre o projeto visar a temporada de 2020, esboçando até uma escalação só com jovens que já fazem parte do plantel.
Vovôs saem de cena
A realidade dos três nomes que tendem a deixar o Corinthians por não ter contrato renovado é bem diferente. Primeiro, Emerson Sheik. Multicampeão pelo clube, o atacante já anunciou que vai se aposentar do futebol ao fim da temporada. O processo, então, segue o caminho óbvio.
Danilo, por sua vez, é outro ídolo da Fiel, mas revelou em entrevista recente que pretende seguir atuando em 2019 – renovando com o Corinthians ou não. Aí é que surge o questionamento para alguns torcedores. Vale manter o camisa 20? – responda abaixo.
Por fim, Vilson. Longe de ter a história da dupla citada acima, o jogador enfrenta problemas físicos desde que desembarcou no CT Joaquim Grava. O fator pesa contra o defensor, que chegou a ter bons momentos, na hora de pensar em renovação.
Olha a molecada aí!
A lista de jovens jogadores do Corinthians é extensa. E tende a ficar ainda maior no ano que vem. Além de Gustavo Mosquito, que já treina com a equipe e só pode estrear em 2019, o Timão deve buscar nomes de pouca idade no mercado.
Exemplo disso é o interesse da direção alvinegra em André Luís, da Ponte Preta. O atacante tem apenas 21 anos e é um dos destaques da atual Série B do Campeonato Brasileiro.
Falando apenas de quem já está no elenco, é possível projetar um plantel com uma série de opções para presente e futuro. A extensa lista é composta por:
- Pedro Henrique: 23 anos;
- Léo Santos: 19 anos;
- Carlos Augusto: 19 anos;
- Mantuan: 21 anos;
- Thiaguinho: 21 anos;
- Douglas: 21 anos;
- Araos: 21 anos;
- Sergio Díaz: 20 anos;
- Mateus Vital: 20 anos;
- Pedrinho: 20 anos;
- Matheus Matias: 20 anos;
- Gustavo Mosquito: 21 anos;
Além da lista de atuais peças do plantel corinthiano, ainda é válido citar nomes como Juninho Capixaba, Moisés, Jean, Marciel, Guilherme Romão e Carlinhos, que também são jovens e estão emprestados pelo clube – alguns podem aparecer no elenco para 2019.
Junto disso, é claro, há a base. Atualmente, Jair Ventura e Eduardo Barroca têm feito uma série de exercícios de integração. Entre os nomes cogitados para subir estão Caetano e Rafael Bilu, relacionados pela primeira vez em clássico contra o Santos. Além da dupla, nomes como Fabrício Oya e Fessin também podem buscar espaço.
Dê seu pitaco para o destino dos jovens do Timão em 2019
Veja mais em:
Danilo, Emerson Sheik, Vilson, Pedrinho, Mateus Vital, Léo Santos, Guilherme Mantuan, Gustavo Mosquito, Ángelo Araos, Sergio Díaz, Thiaguinho, Matheus Matias e Carlos Augusto.