sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Compra de ouro ilegal é proíbida no município de Pontes e Lacerda

20/10/2015
in Brasil, Mato Grosso

MPF proíbe compra ilegal de ouro no município de Pontes e Lacerda

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a proibição de compra de ouro oriundos da Serra da Borba, em Pontes e Lacerda (a 485 km de Cuiabá) e citou deslizamento de terra, consumo de bebidas alcoólicas e porte ilegal de armas no local. A decisão do MPF, a partir de segunda-feira (19), reunirá com representantes da Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e com o comércio do município para solicitar uma série de ações e fiscalizações.

O entendimento do MPF é que a situação exige um grande esforço dos órgãos públicos de segurança e também dos órgãos ligados à área de educação e à cidadania para minimizar os impactos negativos. “A área apresenta um risco inadmissível à integridade física das pessoas que lá estão instaladas, quer pela alta probabilidade de acidentes, em razão das condições do terreno e das perfurações realizadas, quer pela presença de pessoas portando armas e pela venda livre de bebidas alcoólicas”, disse por meio de sua assessoria de imprensa.

Conforme o órgão federal, as ações servirão para orientar a atuação dos entes públicos que podem “colaborar para minimizar os impactos sociais negativos causados pela presença do garimpo, o Ministério Público Federal em Cáceres está expedindo recomendações para a Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e para o comércio de Pontes e Lacerda”.

Recomendações

À Prefeitura Municipal, o Ministério Público Federal recomendou que a instituição dê esclarecimentos à população sobre os riscos e sobre a ilegalidade do garimpo; para que faça a sinalização das vias de acesso garimpo alertando sobre os riscos existentes na área, inclusive à vida, integridade física e segurança. O MPF também recomenda que a Prefeitura fiscalize empresas de compra e venda de ouro, de venda de mercúrio.

O MPF também expediu recomendação ao Conselho Tutelar de Pontes e Lacerda para que adote todas as medidas cabíveis para resguardar os direitos de crianças e adolescentes que estão na área de garimpo, esclarecendo aos pais e responsáveis sobre os graves riscos a que os menores estão expostos ao frequentar o local.

Lojas dentro do garimpo

A atuação do Ministério Público Federal também está direcionada às às empresas. O MPF recomenda que não sejam instalados pontos de venda (estandes) dentro do garimpo ou em áreas próximas. No documento, o MPF também orienta que a compra de ouro oriundo do garimpo ilegal em Pontes e Lacerda e o recebimento de ouro como pagamento por produtos e serviços pode ser caracterizado crime.

Compra de ouro

O Ministério Público Federal também recomenda às empresas que realizam a compra de ouro em estado bruto que adotem todas as medidas para verificação da regularidade da origem do ouro, exigindo toda documentação legal e mantendo em seu arquivo todos os documentos necessários à comprovação da regularidade da transação.

Informações do MPF e CircuitoMatogrosso

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: corrida pelo ouroGarimpoilegalmato grossomineraçãoMPFOuroPontes e Lacerdaproibido

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.