Em uma cerimônia histórica, realizada na noite deste domingo, 1° de janeiro, Gladson de Lima Cameli foi reconduzido ao cargo de governador do Acre pelos próximos quatros anos. Ao lado da vice-governadora Mailza Assis, o gestor tem a desafiadora missão de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do estado e a melhoria da qualidade de vida da população.
Após prestar o compromisso constitucional e assinar o termo de posse durante sessão solene na Assembleia Legislativa, Gladson e Mailza seguiram até o Palácio Rio Branco. Na principal sacada do prédio histórico, Cameli surgiu com a faixa governamental e foi bastante aplaudido pelo público presente ao evento.
O momento mais aguardado foi a leitura do discurso do governador. O chefe do Poder Executivo agradeceu ao povo acreano pela vitória nas urnas, fez uma retrospectiva dos últimos quatros anos e apontou o que será feito na próxima administração para tornar o estado próspero e com mais oportunidades para todos.
“O Acre não pode esperar. Agora é tempo de fazer a diferença na vida de quase 900 mil pessoas. Devemos ter os olhos voltados para a população, os corações conectados com aqueles que mais precisam e a mão sempre pronta a se estender num gesto de respeito, carinho e apoio ao nosso povo”, afirmou.
Na mensagem, Gladson elencou as prioridades que o governo terá a partir de agora. Assegurou não medir esforços para cumpri-las, juntamente com sua equipe de secretários.
“[Vamos] Dar as condições para gerar milhares de empregos para o nosso povo, reduzir drasticamente os índices de feminicídio, combatendo a violência contra a mulher, preparar os nossos jovens para os desafios de amanhã, e proteger e amparar as nossas verdadeiras autoridades: idosos e crianças”, pontuou.
Desde a elevação do Acre à categoria de estado da federação, Gladson Cameli é o segundo acreano de Cruzeiro do Sul a se tornar governador e o terceiro que conquistou a reeleição. Já Mailza Assis é a terceira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora.
Nomeação do novo secretariado de governo
A cerimônia também oficializou a nova equipe de secretários de Estado. Ao todo, 15 gestores foram nomeados pelo governador Gladson Cameli como primeiro ato da administração 2023-2026.
Confira os nomes:
Jonathan Donadoni – secretário-chefe da Casa Civil
Alysson Bestene – secretário de Governo
Rômulo Grandidier – secretário da Fazenda
Nayara Lessa – secretária de Comunicação
Julie Messias – secretária de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas
Ricardo Brandão – secretário de Planejamento
Paulo Roberto Correia – secretário de Administração
Pedro Pascoal – secretário de Saúde
Aberson Carvalho – secretário de Educação, Cultura e Esportes
José Américo Gaia – secretário de Justiça e Segurança Pública
José Luís Tchê – secretário de Produção e Agronegócio
Cirleudo Alencar – secretário de Obras Públicas
Egleuson Araújo – secretário de Habitação e Urbanismo
Lauro Santos – secretário de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos
Assurbanipal Mesquita – secretário de Indústria, Ciência, Comércio, Empreendedorismo e Turismo