quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Grande do Sul – MPRS participa do lançamento do Selo EmFrente, Mulher para fomentar equidade de gênero e combate à violência contra a mulher

15/03/2023
in Rio Grande do Sul

Com o objetivo de reforçar o combate à violência contra a mulher e fomentar a equidade de gênero, foi lançado na manhã desta quarta-feira, 15 de março, o Selo EmFrete, Mulher, iniciativa do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher coordenado pelo Programa RS Seguro, do qual o Ministério Público do Rio Grande do Sul é integrante. Serão certificadas empresas privadas que adotem posturas em favor da valorização da mulher e do enfrentamento a esse tipo de violência. O MPRS participou da solenidade, no Palácio da Justiça, na qual a iniciativa, instituída pela Lei Estadual 15.916/2022, foi regulamentada com a assinatura de decreto pelo governador, Eduardo Leite.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, esteve presente no evento e destacou que “a iniciativa marca um passo importante na prevenção e combate à violência contra a mulher”. Ele salienta a liderança da promotora de Justiça Priscila Ramineli Leite Pereira à frente do Projeto Selo EmFrente, Mulher, ressaltando que esse enfrentamento é uma das prioridades do Ministério Público.

Líder do projeto, a promotora de Justiça Priscila Ramineli, iniciou sua manifestação relatando um dos inúmeros casos de violência contra a mulher nos quais já atuou. Segundo ela, em 8 de outubro de 2018, na cidade de Tupandi, a vítima saiu de casa rumo ao trabalho e foi brutalmente assassinada pelo ex- marido na frente dos dois filhos menores de idade. “Quis o destino que eu fosse a promotora de Justiça incumbida de fazer o júri do feminicídio da Rosiane e quis a sociedade, por meio do seu corpo de jurados, que esse marido, esse assassino fosse condenado a 28 anos de reclusão. Os senhores e as senhoras podem me perguntar se eu fiquei feliz com essa sanção e a resposta é não. Uma família foi destruída, uma mãe foi assassinada, dois filhos ficaram órfãos e vão crescer sem o pai que está preso. A justiça foi feita, verdade. Meu dever enquanto promotora de Justiça foi cumprido mas feliz mesmo eu vou ficar no dia em que o Brasil não ocupar mais o ranking dos países que mais matam mulheres por questões de gênero no mundo”, disse.

A promotora ainda ressaltou a importância da adesão da iniciativa privada à causa. “O Ministério Público, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, as polícias, Civil e Militar, todos têm feito seu papel criando e implementando políticas públicas que visem coibir todas as formas de violência contra a mulher. Mas o combate à violência de gênero só será pleno quando a iniciativa privada também se engajar a causa”, explicou.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes a coordenadora do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid), Carla Carrion Frós, a coordenadora do Escritório de Projetos, Janine Borges Soares, e a promotora de Justiça Karina Orlandi.

O SELO EMFRENTE, MULHER

O Selo EmFrente, Mulher é um dos projetos de iniciativa do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, coordenado pelo Programa RS Seguro e integrado por órgãos do Executivo, do Ministério Público, do Judiciário e da sociedade civil. O objetivo é fortalecer a rede de enfrentamento, firmando uma parceria com o empresariado, a fim de que o respeito à mulher seja intensificado nas relações de trabalho, por meio de uma cultura de conscientização dentro das corporações.

COMO ADQUIRIR O SELO

Qualquer empresa que apresente regularidade fiscal e trabalhista pode solicitar a certificação. Serão exigidos alguns critérios, como desenvolvimento de políticas de prevenção a práticas como o machismo, o assédio sexual ou moral e a importunação no ambiente de trabalho, e a realização de outras atividades que contribuam para a valorização da mulher. A solicitação deve ser anual, sempre no mês de março. A lista final das empresas contempladas com a certificação será divulgada no mês de agosto.



MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: combatecontraEmFrenteequidadefomentarGêneroGrandeLançamentoMPRSMulherParáparticiparioSeloSulviolência

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.