quinta-feira, 29 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comissão promove debate sobre violência contra a pessoa idosa – Notícias Câmara dos Deputados

13/06/2023
in Política
Comissão promove debate sobre violência contra a pessoa idosa – Notícias Câmara dos Deputados
Tomaz Silva/Agência Brasil
Estima-se que 6 em cada dez brasileiros terá mais de 65 anos em 2050

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (14) questões relacionadas à violência contra a pessoa idosa. O debate foi solicitado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO).

A deputada lembra que se comemora em 15 de junho o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea). A data busca garantir a proteção dessa população vulnerável às variadas formas de agressões.

No Brasil, dados do Disque 100 citados por Flávia Morais apontam que, em 2021, foram 37 mil notificações de violência contra os idosos, 29 mil delas sobre violência física. A maior parte das vítimas tem entre 70 e 74 anos, 68% são do sexo feminino e 47% dos agressores são os filhos.

Dados da ONU apontam que o Brasil é o País que envelhece com mais rapidez no mundo. Em 2050, a estimativa é que uma em cada seis pessoas no mundo terá mais de 65 anos.

“Por isso, é importante que o poder público esteja atento e crie cada vez mais políticas públicas efetivas e proporcionem a essa população condições para que a longevidade seja acompanhada por bem-estar, qualidade de vida, segurança e respeito”, defende Flávia Morais.

Foram convidados, entre outros:
– a diretora de Proteção da Pessoa Idosa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Symone Bonfim;
– o médico e gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Alexandre Kalache; e
– a médica e Coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI, Karla Cristina Giacomin.

  • Confira a lista completa de convidados

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 12.

Câmara dos Deputados

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CâmaraComissãocontradebatedeputadosdosidosanotíciaspessoapromovesobreviolência

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.